Triquicibernautas

27/10/2014

"O outono é mesmo espetacular...dá-nos folhas tão lindas" L.B.! Estamos com muito calor, mas as folhas das  árvores estão de várias cores. Predomina o verde, amarelo, vermelho, castanho, e também algum laranja. É as árvores de folha caduca, quando chega o outono, perdem um pouco da sua energia..."gastaram tudo no verão" (Gaby), vão morrendo lentamente e começam a mudar de cor, e caem. Os adultos, sabem que isto que atrás dissemos, se traduz, no facto da concentração de clorofila diminuir no outono, e as folhas perderem a coloração verde. Mas, para nós, esta explicação da "energia" das plantas serve. 
Às folhas verdes, que se transformam nas outras cores, os cientistas chamam pigmentos, e de acordo com a estação do ano alguns pigmentos estão mais presentes que outros.
Hoje fomos apanhar folhas que estavam no chão do nosso recreio, e decidimos fazer a "CROMOTOGRAFIA" das folhas, e ver que pigmentos (cores)estavam presentes.
Seguimos mais ou menos este Protocolo, e começamos por partir em pequenos pedaços as folhas que recolhemos.

Depois metemos as folhas (de acordo com a cor) em frascos diferentes, e num outro frasco (maior) metemos folhas de várias cores. 



De seguida metemos álcool...cobrimos bem as folhas com o álcool.


Para terminar esta primeira parte da experiência, metemos os frascos numa bacia com água quente, que mudamos de 30 em 30 minutos, durante 3horas.



Durante o tempo que perdurou este processo, e consequente espera, fomos fazendo as nossas conceções. Será que o álcool iria ficar das folhas das cores? Será que não?
Quando achamos que já era hora de concluirmos esta experiência, pegamos nos filtros dos cafés, e colocamos dentro de 5 copos, tantos quantas as cores das folhas. Vertemos o preparado dos frascos nos filtros, e verificamos que quer no filtro, quer no copo...





A folha castanha deu a cor castanha clarinha.


                                                     A folha vermelha deu a cor vermelha.


A folha amarela deu a cor amarela.


A folha verde deu a cor verde.


Já a folha de cor laranja, deixou-nos uma cor "acastanhada", porque de "certeza que aquelas folhas eram de uma árvore que não deixava passar a cor" - Gabriel


Quanto ao frasco que contém as folhas de várias cores, vamos verificar amanhã, se obtemos as cores todas ou só uma cor. 


E assim se perceciona a realidade como um todo globalizado, ou seja, esta atividade incluiu o contacto direto com o meio envolvente, através da experiência. Desta forma, aprendemos e integramos, progressivamente, o significado dos conceitos. (MEC, 2004:102)

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.