Triquicibernautas

30/10/2014

Esta semana conhecemos Bruno Munari, que nasceu em Milão a 24 de outubro de 1907, e morreu a 30 de setembro de 1998. 


Foi um artista e designer italiano, que contribuiu com fundamentos para muitos campos das artes visuais (pintura, escultura, cinema, design industrial, design gráfico, literatura, poesia, didática das artes visuais) e também com outros tipos de arte (literatura, poesia, didática)  com a investigação sobre o tema do jogo, a infância e a criatividade. Ao mesmo tempo, escreveu livros infantis, dedicados a seu filho Albert. 
Um dos livros deste artista italiano, um livro delicado, simples e maravilhoso, fala-nos de como desenhar uma árvore (um abeto).



Para desenhar uma árvore, Bruno Munari sugere: "Ao desenhar uma árvore, lembre-se sempre de que cada ramo é mais fino do que o que veio antes. Observe também que o tronco se divide em dois ramos, em seguida, os ramos dividido em dois, em seguida, aqueles em dois e assim por diante, e assim por diante, até que você tenha uma árvore cheia, seja em linha reta, onduladas, curvava-se, curvado para baixo ou para os lados dobrados pelo vento”. 
Foi isso que tentamos fazer, com a nossa árvore de outono (individual). Usamos a pintura com “cotonete” e fizemos “pontilhismo”, com as cores outonais. Cortamos, colamos, e dobramos os ramos para cima e para baixo, para os lados como se estivessem a ser dobrados pelo vento.










E as nossas árvores tridimensionais à Munari, ficaram assim…


Já estão expostas no corredor da nossa escola, com o cartaz informativo da atividade.



Em jeito de informação, deixamos também o seguinte: Em 1945, Munari começou a escrever a obra "Livros ilegíveis" para crianças - com os quais ganhou em 1947, o prémio Hans Christian Andersen. Nós estamos com vontade de conhecer esta e outras obras deste autor.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.