Triquicibernautas

22/09/2014

Nos últimos anos, e no inicio do ano letivo, temos optado por uma estratégia que nos ajuda a todos na realização das tarefas. Ao mesmo tempo, esta estratégia, vai harmonizando a vivência da vida democrática da sala, principalmente a interiorização das regras, e o sentido de ajuda e de solidariedade das crianças mais velhas para com as mais novas. 
Falamos dos Padrinhos/Afilhados ou Madrinhas/Afilhadas. Assim, os mais velhos, são responsáveis pelos mais novos, num sentido de responsabilidade efetiva, ajudando-os nas várias tarefas de sala. 
Hoje, fizemos a nossa primeira decisão deste ano letivo. Ao redor da mesa grande, houve negociação cooperada/conjunta, pois o padrinho ou madrinha, escolheu o afilhado(a), que deu o seu aval. Ou seja, estiveram de mútuo acordo nesta decisão.
Só uma das nossas amigas de 4 anos não quis ser madrinha, e explicou bem as suas razões...Como estamos numa sala que se quer de índole democrática, aceitamos. 


Decidimos também, elaborar um quadro com as nossas fotos, a que demos o título de "O Fio que nos Une", e que é nada mais, nada menos, de que a ligação dos padrinhos/madrinhas aos afilhados/afilhadas.



No final tivemos a primeira comunicação ao grande grupo, para dar a conhecer o trabalho realizado, e para que todos ficassem a entender este quadro.



Hoje também, já estivemos em algumas atividades a pares, mais concretamente padrinhos/madrinhas - afilhados/afilhadas.



Estas atividades de aprendizagem a pares, são facilitadoras de criação de situações diversificadas de conhecimento, atenção e respeito pelo outro, entre outras, como já referimos atrás!
E assim vamos caminhando!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.