Triquicibernautas

01/09/2014

Estamos de volta... Para preparar com carinho o novo ano letivo de 2014/15. Desejamos que o novo ano, seja excelente para toda a comunidade educativa: Crianças, pais, docentes, assistentes e auxiliares.
Desejamos também, um ano muito especial para todos os nossos amigos, visitantes seguidores, aqui e no facebook.
É setembro...e estamos de volta!


Para os pais, fica a indicação que iremos começar no dia 15 de setembro. Antes dessa data, ainda teremos uma reunião geral, com data ainda a agendar, e da qual daremos conhecimento, logo que possível.
Agora para os pais novos (sabemos que alguns já andam por aqui), a Triquiteira-Mor deixa algumas palavras de tranquilidade: Estaremos aqui, para abraçar, acarinhar, acolher os vossos filhos, para que estes se  sintam como se estivessem na sua casa, e para aprenderem a gostar, e a confiar, naquele que será o seu novo "mundo" durante os próximos três anos.
Alguns vão chegar a chorar, com medo, mas de certeza, que ao fim de alguns dias, já se vão sentir como "peixes na água", neste seu novo espaço de aprendizagens tão significativas...Precisaremos de dar tempo, ao tempo, sem pressas. Como diz o ditado popular "Roma e Pavio, não se fizeram num dia." 
Ainda dizer- vos ( a todos), que nestes primeiros dias do ano letivo, e ao longo do ano, pretendemos através do encanto de “brincar”(até porque nestas idades, o sensório motor e o simbólico, estão muito presentes) fazer uma interação entre as diferentes formas de ensino/aprendizagem.
Porque ao “brincar” a criança interage com os seus pares na exploração do espaço e dos materiais, e expressa-se através de linguagens múltiplas. Por outro lado, (re)constrói a consciência da realidade social, a socialização.
O nosso objetivo é dar às nossas crianças, aquilo que Loris Malaguzzi tão bem define: "A nossa tarefa é ajudar as crianças a comunicarem com o mundo, usando todo o seu potencial, as suas várias linguagens, para ultrapassar qualquer obstáculo colocado pela nossa cultura."
E, são estas múltiplas linguagens, com o poema de Malaguzzi "As cem linguagens da criança" que aqui se deixa, para melhor perceberem o que se acaba de explanar.

Nota: este pequeno vídeo foi elaborado no ano letivo de 2013/2014


Bom ano, e bom (re)começo!

2 comentários:

Mª Leonor Albuquerque (S.Encarnada) disse...

Olá! Bom ano! Não conhecia o poema, mas é lindo mesmo! Beijinhos

Romy disse...

Bom ano também para ti, Leonor, e para os galegos. Beijinhos

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.