Triquicibernautas

24/09/2014

Os dias correm a uma velocidade estonteante. Nós é que vamos caminhando, em pequenos passos, para tentar alicerçar grandes gestos.
As conquistas vão-se fazendo a conta gotas…ping, ping! Mas como diz o provérbio popular “Devagar se vai ao longe”.
Às vezes ainda surgem lágrimas ao canto do olho, ou rolam pelas faces rosadas de alguns meninos e meninas. Há muitos pedidos de colos e abraços, e temos que apoiar, suster, aconselhar, escutar, respeitar as individualidades. Temos que procurar estratégias para saber como fazer todos felizes.
Muitas vezes essa felicidade, passa pelo objeto de transição que as crianças trazem de casa, e da qual estão bastante apegados, e que tem o cheiro, o “perfume” da família.
Muitas vezes essa felicidade, passa também por aceitar e valorizar as propostas de cada um.
É muito compensador perceber que ao fim de oito dias de Jardim de Infância, há crianças que já propõem atividades, como foi o caso do A.F. que trouxe um livro de casa, para ler aos amigos na hora do conto. Só não o quis fazer totalmente autónomo. Então de uma forma colaborativa, contamos e mostramos a história do “Patinho feio”.
Este foi mais um momento de conquista para o A.F., o conseguir estar em frente aos amigos. É que é a sua primeira vez aqui, e apenas tem 3 anos. E esta foi também a forma encontrada, para o “ligar” à sua casa.



E assim vamos andando num espaço de aprendizagem que vai ser construído por todos e para todos, com cheirinho a “afetos”!

Nota: Fotografias feitas pela fotógrafa oficial da sala - Gaby

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.