Triquicibernautas

14/09/2014

Amanhã será um grande dia...Dia de (re)encontro para os Triquiteiros mais velhos, no espaço escola, (porque hoje já nos (re)encontramos todos, nas festas de aniversário do Rodrigo Portas e Ana Luísa), e dia de conhecermos os nossos novos amigos. São 10, e têm todos 3 anos, e acreditamos que será também, um dia (manhã) de ansiedade, de angustia, quer para os pais quer estes novos Triquiteiros.
Ao longo das últimas duas semanas, fomos deixando aqui algumas "dicas", alguns conselhos, principalmente para os pais.
Hoje, e a poucas horas de nos encontrarmos, decidimos deixar um pequeno texto, sobre a adaptação ao jardim de infância, que traduzimos livremente daqui.
Entendemos por período de adaptação, a forma ou o processo pelo qual a criança assimila (do ponto de vista dos sentimentos) os ganhos e perdas que envolve a separação com sua figura de apego, chegando à aceitação do mesmo.
A entrada no Jardim de Infância representa a saída do mundo seguro e conhecido, a família, para a face desconhecida: outros espaços, outras pessoas.
Os protagonistas do período de adaptação são as crianças, e são elas que têm de superar essas mudanças de dentro para fora. Lentamente irão emergir do seu egocentrismo, independentemente das suas figuras de apego.
Pais e educadores devem estar atentos para fazer tudo naturalmente. Em conjunto, iremos ajudar nesta adaptação mas é a criança que tem de superar a dificuldade de mudança. No entanto, teremos que ter cuidado com essa adaptação, uma vez que está comprovado, que dessa adaptação depende em grande parte o sucesso da permanência da criança na escola.
Assim, aconselha-se os pais a terem cuidado em não promover o medo e a insegurança; digam adeus com um sorriso; falem sempre positivamente da escola e  evitem a superproteção.
Amanhã será de certeza assim, como nos fiz a nossa amiga Juca do Bloguefólio.


Não temos dúvidas, de que teremos que dar tempo ao tempo, sem pressas...Mas vamos de certeza, "soltar asas e voar"... Até amanhã!


0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.