Triquicibernautas

17/09/2014

Estamos nos inícios... numa escola que se quer com o "Iluminada pelo Brilho dos Inícios", como diz o nosso grande amigo Rubem Alves.
E nos inícios é assim... com alguma "desordem",  numa turma com dez crianças novas de 3 anos, algumas só os fazem, lá para novembro/dezembro), com vontade de explorar tudo o que encontram na sala, sem saberem como arrumar, sem conhecerem as rotinas, as regras. 10 crianças que pedem colo, mimo, atenção, proteção . Um ou outro, ainda tem a lágrima ao canto do olho, ou até algum choro, uma birra, amuos. Sinais das suas egocentricidades, e das suas personalidades. É normal, estão a chegar. 
O complicado é para os doze "antigos", que de um momento para o outro se deparam com a situação de terem que ter um pouco mais de paciência, de terem que esperar mais um bocadinho para que a professora lhe dê mais atenção, em suma, de serem também mais autónomos, e de se desenrascarem, e de até tomarem as rédeas, e ajudarem os mais novos. Isto também é bom, porque os ajuda a crescer.
Mas no meio de toda esta adaptação, temos alguns amigos, que estavam a precisar de perceber desde já, que algumas regras são fundamentais, e que tem a ver com a boa educação. E nesta boa educação entra o "não bater", o "não fazer birras", etc. enfim, não fazerem "coisas más". Vai daí a nossa professora, decidiu contarmos-nos esta história A luzinha do nosso coração, criada pela nossa amiga, a professora Juca do Bloguefólio.
Muito obrigada pela história...É que veio mesmo a calhar, neste inicio de ano letivo. Depois de ouvirmos, ficamos todos a perceber que a nossa "Luzinha do coração" deve estar sempre acesa, pois é sinal de que temos "Muito amor e carinho para dar" (Gaby), e de que "Não nos devemos portar mal" (Maria), ou ainda "Eu vou ter a minha luzinha sempre a brilhar" (Afonso F.). 
Esta história, como a própria autora refere "promove o autocontrole e ajuda no desenvolvimento social da moralidade com crianças em idade pré-escolar. " Esperamos mesmo, que isto aconteça, e que a luz nunca se apague.


Por isso, se em casa falarmos da "Luzinha no coração", os pais já nos irão perceber melhor. Fica aqui a história, e a canção que lhe está subjacente, e que ajuda a consolidar os valores trabalhados. De certeza que é o começo para a construção das nossas regras da sala.



Terminamos como ontem... Em pequenos passos se vai alicerçando a nossa caminhada!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.