Triquicibernautas

02/06/2014

Já no ano letivo anterior fazíamos referência à escritora de literatura infantil e juvenil, Fanny Abamovich que diz: "Ah...como é importante para a formação de qualquer criança, ouvir muitas, muitas histórias. Escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor. E ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo."
Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse de todos, e em particular dos mais novos, já que  a sua capacidade de imaginar é intensa.
Como dissemos num post anterior "Leitura com pais" a participação da família é fundamental na criação de hábitos de leitura nos primeiros anos, propondo-se a escola como moderadora privilegiada neste processo. Sendo a escola e a família dois espaços naturais para a promoção da leitura, o seu contributo é extremamente valioso para o desenvolvimento de competências leitoras nas crianças/alunos. 
E valorizar a relação escola-família, como um contexto favorável para o incentivo à leitura, ao gosto pelos livros, e à troca de afetos através das histórias com pais e filhos na sala de atividades, é primordial.
Assim, durante o mês de Maio e Junho, os pais inscreveram-se, para virem à sala contar ou ler uma história e interagirem com o seu educando(a), e as restantes crianças.
Na última semana continuamos com mais visitas. A primeira visita da semana foi a Mãe do Martim que nos trouxe a história história “Esquilo do Monte” do livro “Histórias para ouvir antes de adormecer” que muito gostamos.




Um  dia mais tarde veio a mãe da Lara Filipe contar-nos a história “Leonor pede por Favor”, e foi também uma história muito interessante de se ouvir. Estivemos muito atentos, interagimos com a Lara e a mãe, e até com a nossa professora.




Na quinta-feira passada veio a mãe do Rodrigo Portas, munida de chapéu e varinha de bruxa. É que nos trouxe a história da “Bruxa Mimi”. Adoramos esta “leitura dramatizada”, e foi bonito de ver, como o Rodrigo interagiu com a mãe.





Hoje, tivemos a visita de um grupo de pais. Tinham-nos preparado uma surpresa em conjunto com os respetivos filhos. Dramatizaram contando a história do “Grufalão”. A história do ratinho que só mete medo a quem é muito medroso. 






Adoramos  ouvir esta história pela voz dos pais da Margarida Andrade, João Pedro e Ana João (todos finalistas).
  
 Assim se  vai tecendo o incentivo à leitura, através da ternura entre pais (família) e filhos.
Muito obrigada a todos…são uns pais fantásticos (e isto reporta-se a todos os pais da sala).

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.