Triquicibernautas

14/05/2014

“Os ingredientes estão prontos, meninos? Perguntou baixinho a Professora. Sim, Professora! Sussurraram os Triquiteiros. Então, mãos à obra! Começaram por deitar os pacotes de bicarbonato de sódio e de colorau, na cratera do vulcão, mexendo muito bem com a colher de pau. Em seguida, verteram a embalagem de detergente, e, por último, o frasco de vinagre. Aguardaram que a solução entrasse em erupção, e pela cratera do vulcão jorrasse a desejada lava. Está a começar a sair, Professora! Entusiasmaram-se os Triquiteiros.
Da boca do vulcão, instalado à porta do balneário principal, um líquido viscoso e laranja corre abundantemente, colocando em alvoroço os aquistas das Termas de Vizela. Agora, Triquiteiros! Disse, prontamente, a Professora, aproveitando a confusão, e os Triquiteiros gatinharam em fila na direção da arrecadação. A maçaneta rodou, a porta abriu-se e, das dobradiças, o ranger fez-se eco pelos longos corredores. Professora! Murmuraram os Triquiteiros, apontando para o fundo da sala…” - Esta é mais umas das passagens do novo capítulo escrito da história "Avicella a Princesa Mais Bela", e ainda não publicado, mas que nós já tivemos acesso.
Quando a nossa professora nos leu esta parte da história, todos nós nos lembramos do que tínhamos feito o ano passado aqui em Vulcão. Todos, isto é, menos os quatro Triquiteiros caçulas.
O João Pedro sugeriu que se fizesse novamente a experiência do Vulcão para os nossos amigos mais novos perceberem, o que foi aceite prontamente por todos.
Então, hoje, os cientistas foram os nossos Triquiteiros caçulas, que com a nossa ajuda (enquanto expectadores) e da Lara, enquanto responsável, meteram mãos à obra, com os ingredientes atrás mencionados. 





Adoramos ver o vulcão, de novo em erupção. Isto de fazer sair lava, assim, "É mesmo igual, a um vulcão verdadeiro" (Gabriel)
 Entretanto a Lara quis fazer a experiência do vulcão, de outra forma, como a irmã lhe ensinou, e "armada" em cientista, fez a sua experiência.


A Lara colocou fermento e vinagre. Mexeu tudo muito bem, e a lava apareceu. Só não era da cor da lava, era branca. Mas que resultou, resultou, e nós gostamos muito.


“O que eu ouço, eu esqueço. O que eu vejo, eu lembro. O que eu faço, eu entendo.” (Confúcio)

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.