Triquicibernautas

30/04/2014

O terceiro dia da semana aberta, tinha no seu programa "Histórias com Pais". E foi desta forma que começamos o dia. Desta vez, em cada sala, recebemos pais que se disponibilizaram a estar connosco hoje. Aqui, na nossa sala, recebemos a mãe da Helena e do Gabriel, numa parceria em forma de "Afetos da leitura". Trouxeram-nos a história "Porque é que vou à escola?" de Oscar Brenifier, ilustrado por Delphine Durand.


Acompanhados dos meninos do ensino especial da escola básica do nosso agrupamento, que nos vieram visitar, estivemos muito atentos às perguntas que o Filipe - a personagem principal desta história, que gosta de fazer perguntas às vezes muito difíceis. 


"Como todas as crianças, Filipe faz perguntas frequentes. Com a ajuda do seu bonequinho Zof, ele procura encontrar respostas questionando o mundo que o rodeia." Do baú que estas mães trouxeram, foram saindo as personagens principais da história.


Primeiro, aparece a professora, a quem o Filipe pergunta, porque é que tem de ir à escola...E não é que a professora que saíu de dentro do baú é mesmo parecida com a nossa!!! Saem também a "campainha", a "escada", "o rapazinho", "a cadeira", "o lápis", "a bola", "a boneca", "o garfo", "o livro", "a árvore"...


E no final, volta a sair a professora, que aconselha o Filipe a pensar o dia todo na pergunta que tanto o apoquenta "Porque é que vou à escola?"... Pois, parece que o Filipe vai à escola para aprender a fazer perguntas e a procurar respostas. Tal e qual como nós...não é?


Muito obrigada às mães pela presença, e pela história que nos trouxeram e que tanto gostamos. Nós adoramos ouvir histórias, pois ouvir histórias é um acontecimento muito prazeroso, que desperta o interesse de todos, e aumenta a nossa capacidade de imaginar. 
A escola e a família são dois espaços naturais para a promoção da leitura. A participação da família é fundamental na criação de hábitos de leitura nos primeiros anos, e a escola tem como que o papel de moderador privilegiado neste processo de desenvolvimento de competências leitoras nas crianças/alunos. De mãos dadas, vamos tecendo afetos , também através da leitura.

Nota: A partir da próxima semana, os pais/mães que queiram vir contar uma história à sala, deverão fazer a sua inscrição junto da professora.
.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.