Triquicibernautas

16/03/2014

Inserida no mês da higiene oral do centro de saúde de Vizela, e em parceria com a biblioteca da Fundação Jorge Antunes, e a biblioteca do Agrupamento de escolas de Vizela,  recebemos novamente a equipa do "A Caminho da Fantasia", acompanhadas pela enfermeira Natália, na passada quinta-feira, que nos trouxeram a história com o título original "The boy Who Hated Toothbrushes", em português " O menino que detestava escovas de dentes" escrito e ilustrado pela Zehra Hicks. 


Nós estivemos muito atentos, a ouvir a mãe da Mimi, a contar a  história do Martim, que detestava escova de dentes. 



E a história, resume-se a isto:
"Como praticamente todos os meninos na idade em que deveriam começar a ganhar o hábito de lavar os dentes, o Martim, o protagonista desta história detesta escovas de dentes. Já experimentou todas as escovas possíveis e imaginárias, a da mãe, do pai, às cores, com formas, mas continua sem escovar os dentes. Mas um dia, o Martim recebeu a visita da fada dos dentes. Escusado será dizer que o presente da fada foi precisamente uma escova de dentes muito especial que iria pôr os dentes do Martim a brilhar. Mas ele nunca tinha visto uma escova tão fantástica como a que a fada dos dentes lhe ofereceu." 
Depois de ouvirmos a história, a enfermeira Natália conversou connosco sobre os cuidados a ter com a escovagem dos dentes, cuidados esses que nós já sabemos até porque temos um projeto de "lavagem dos dentes em casa", em parceria com a escola. 


No final aprendemos uma canção nova com a professora Sandra que tem o seguinte refrão:
"Chá, chá, chá, chá p`ra cá...
Chá, chá, chá, chá p`ra lá...
Escova em cima escova em baixo,
Queres saber o que é que eu acho?!
O teu sorriso vai brilhar! (2x)"

Querem ver e ouvir como aprendemos depressa esta canção?


De certeza que agora, vamos todos ter um sorriso mais natural e brilhante. Esta canção que cantamos, é uma adaptação da canção "Dentinho contente", que podem ver aqui:


Resta dizer, que esta foi uma atividade que consta do PAA do agrupamento, inserida ainda no projeto "Passezinho".

1 comentários:

clinicadomarques disse...

Temos de arranjar sempre formas diferentes, apelativas e divertidas de ensinar bons hábitos de higiene oral ás crianças para nõa terem de andar muito cedo em consultas nos dentistas.

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.