Triquicibernautas

27/03/2014

Lembram-se da conversa que tivemos sobre as as árvores e a primavera? Nós relembramos um pouco...
"No inverno tudo está despido, na primavera tudo volta a nascer...parece o nascimento dos bebés. Andam nove meses na barriga das mães e depois nascem. Ficam com vida." (Margarida)
"As árvores e a natureza são como as mães...dão vida." (João)
"Os bebés são vida...então são primavera." (Ana)
"As árvores são a vida." (Maria)
Então a nossa professora levou-nos a conhecer a "Árvore da Vida" de Gustav Klimt. 


E quem é Gustav Klimt?

Gustav Klimt (1862-1918) era um pintor austríaco. Começou a sua carreira como decorador, e posteriormente tornou-se pintor, tendo sido um dos membros mais proeminentes do movimento Vienna Art Nouveau. A sua obra mais famosa é “The Kiss” (O Beijo) que nós também visualizamos.
Mas desta vez, debruçamo-nos sobre o seu quadro abstrato “Árvore da vida”, que foi explorado de uma forma divertida, e com uma forte envolvência da nossa parte.
Além de conversarmos sobre a pintura acima mencionada, visualizamos esta imagem, que encontramos na internet


Inspirados por esta imagem e pela pintura do Klimt, desenhamos em papel de cenário três árvores. Primeiro o tronco, depois adicionamos ramos grossos ou finos cheios de curvas para a direita e para a esquerda.




E mais ramos com curvas de ambos os lados. Desenhamos ainda a linha da terra como se estivesse atrás da árvore, com desenhos que se assemelham a formas geométricas dentro da árvore e no chão.
Adicionamos também pequenos ramos curvos onde o espaço permitiu, e acrescentamos folhas pequenas em forma de triângulo, e formas de cogumelos, tudo isto de forma abstrata como Klimt o fez




Colorimos como entendemos, mas com a ideia de que se eram Árvores da Vida, então tinham que ser alegres e cheias de cor.





De forma coletiva e colaborativa (pois participamos quase todos), construímos o nosso painel da primavera, que agora está à entrada da nossa sala, mas que só estará concluído quando levarmos a cabo a atividade do dia da mãe.




Estamos desta forma (entre outras) a contribuir para o nosso conhecimento cultural e artístico, promovendo o "(...) contacto com a obra e o seu criador, criando oportunidades e ambientes de vivência criativa e de experiência estética." (Brochura "As Artes no Jardim de Infância" - DGDIC- 2010)

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.