Triquicibernautas

21/02/2014

O carnaval está a chegar e como não podia deixar de ser, há muito que já vem sendo lembrado e falado por nós.
Ao pesquisarmos sobre Miró encontramos esta pintura que se intitula de "O carnaval de Arlequim".


Fizemos um análise das figuras e objetos que vemos nesta obra, e verificamos que existem "muitos brinquedos"...Deve ser por Miró gostar muito de pinturas para as crianças", como foi referido por um de nós e  "parece que os objetos estão a dançar". 
Mas quem terá sido o "Arlequim" de que muito se fala no carnaval?
Então decidimos ver e ouvir uma história que a nossa professora tinha visto aqui. http://blogue-folio.blogspot.pt/2014/02/a-proposito-do-arlequim-de-picasso.html e que se chama " Arlequim".
É mais uma história adaptada pela nossa amiga professora Juca, que iremos deixar no fundo desta mensagem.
A história passa-se em Veneza, e decidimos conhecer melhor a tradição deste carnaval . A nossa professora mostrou-nos fotos de Veneza e do carnaval como por exemplo esta...


Mas como achamos importante saber novas coisas, vimos ainda imagens de outro carnaval importante, que é o do Brasil...

E outro bem diferente, e que fica no nosso país. Os "caretos de Trás-os-Montes".


Desta forma passeamos por vários sítios, fizemos várias descobertas, opinamos sobre qual o carnaval mais colorido, sobre as diferenças entre os três carnavais, sobre qual carnaval mais tínhamos gostado ou mais nos identificávamos, e é claro que as opiniões divergiam o que é natural e saudável. É no respeito pela diversidade de opiniões que crescemos na nossa formação pessoal e social.
Depois desta viagem, voltamos ao nosso carnaval. Este ano vamo-nos fantasiar daquilo que mais gostamos. Vamos ser principes, princesas, "Bruxas do penedo da rosca" (com bolinhol e chá de camomila, segundo a Inês), Minies, Dinossauro, etc. 
Já há algum tempo que andamos a construir as nossas máscaras... depois mostramos!


Na próxima semana continuaremos a falar do carnaval, do "Arlequim", da sua história, porque gostamos muito, porque este palhaço é muito bonito e vai-nos permitir explorar entre outros, vários conceitos matemáticos, como por exemplo os padrões, as formas geométricas, as linhas, e vamos continuar a falar de Miró, e da ligação do seu quadro com a história "Arlequim".
Já ficou tudo planeado no nosso diário de grupo, e vamos (re)lembrar tudo o que falamos aqui, porque muitos dos nossos amigos (muitos mesmo) estiveram doentes esta semana.


Bom fim de semana!

1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Que giro, mais uma vez em sintonia, mas ao contrário: nós começamos pelo Arlequim, Veneza, as máscaras e Miró e vocês fizeram o caminho inverso ;-)

Fico contente que tenham gostado do Arlequim, que vai "dar pano para mangas triquiteiras" de certeza!

Beijinhos e bom descanso no fim de semana

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.