Triquicibernautas

03/02/2014

Hoje demos novamente voz à professora,para desta vez ela falar sobre a evolução do desenho infantil, e esclarecer os  pais (e outros), da fase em que nos encontramos. E ela diz o seguinte:

O desenho infantil contém uma representação simbólica muito forte daquilo que a criança vê do mundo, enquanto ser social e cultural, inserida num contexto e num determinado nível de desenvolvimento, por norma de acordo com a faixa etária em que se situa.
Henry Luquet um filósofo francês (1876-1965), foi um dos primeiros estudiosos do ponto de vista da evolução cognitiva da criança através do desenho. Ele procurou compreender como é que a criança desenhava, e quais a intenções e interpretações que a criança deva às suas produções.
Piaget um epistemólogo suíço (1896-1980) quando começa a interpretar o desenvolvimento do desenho livre/espontâneo da criança, segue as pisadas de Luquet, aliás adota os estádios propostos por este, e estuda os desenhos da criança do ponto de vista da representação do espaço.
É com base neste dois estudiosos, que deixamos aqui os diferentes estádios (fases) de desenvolvimento da criança através do desenho, sem deixar de reforçar que as diferenças individuais, de temperamento e sensibilidade de cada criança como ser único, são de ter em conta. Os desenhos são dos Triquiteiros, e demonstram a fase em que se encontram, ou se encontravam.
Começamos pela fase da Garatuja ou Rabisco:
Até mais ou menos aos 2 anos de idade o desenhar é tido como um mero exercício. Os "sarrabiscos" são cobertos com novos "sarrabiscos" várias vezes.
Com três anos e como a criança ainda não tem controle dos braços e da mão, e como faz movimentos amplos de ir e voltar, temos as "Garatujas Desordenadas".  Nesta fase a figura humana é inexistente ou pode aparecer no desenho como forma imaginária, e na maioria das vezes a criança só usa uma cor no desenho.
Um pouco mais tarde, à garatuja que a criança faz, é feita uma atribuição por esta. Pode ser o pai, a mãe, ou outros. É a fase das "Garatujas Nomeadas ou Ordenadas". 
É também nesta fase que a criança começa a desenhar círculos, às vezes de várias cores, em várias partes da folha. Estes círculos que inicialmente aparecem como "meias luas", ficam mais tarde completamente fechados, o que constitui um fator importante para a preparação do desenho da figura humana, já que a criança já é capaz de controlar os músculos da mão e do braço.
Passamos agora para o desenvolvimento da Figura Humana:
A primeira representação da figura humana é muito rudimentar. Surge através de um círculo grande com riscos que partem do chamado "círculo irradiado". Mais tarde começa a "fase girino".  A figura humana é composta por um círculo grande, a cabeça, onde se colocam os olhos e a boca. Da cabeça partem os braços e as pernas (quando as há).
Na fase chamada  de Pré-esquematismo que corresponde ao período pré-operatório de Piaget, a criança começa a representar a figura humana, de acordo com os conhecimentos que tem do seu próprio corpo. Aqui, o corpo (pernas) já aparece ligado à cabeça, e as pernas são na generalidade longas, porque a criança precisa delas para andar, correr e brincar. As cores começam a aparecer, mas ainda sem relação com a realidade. Depende do estado emocional da criança.
Na fase do Esquematismo, que corresponde à fase das operações concretas de Piaget, o desenho da figura humana sofre algumas alterações. A cabeça diminui em relação ao corpo e  braços e pernas podem ser ou mais curtos ou mais compridos. Podem aparecer os cabelos, as orelhas, nas mãos aparecem os dedos em forma de "bola" ou grossos e compridos, e os pés podem ser mais compridos e finos. É nesta fase que ocorre a descoberta das relações quanto à cor, o que faz com que apareça a figura humana "vestida" de verde, amarela, vermelha etc.
O Realismo corresponde ao final da fase das operações concretas de Piaget. como existe uma consciência maior do sexo, a figura humana aparece tanto como menino ou como menina, com a acentuação das roupas para a diferenciação do sexo. Há uma acentuação da relação da cor com a realidade, bem como uma acentuação do emocional na produção.

Por volta dos seis anos, é a fase em que o desenho da criança passa para a fase dos esquemas, sejam eles de figuras humanas ou dos objetos. É o Pseudo Naturalismo, que corresponde ao período das operações abstratas de Piaget. O esquema é uma forma básica que a criança desenha o que quer ou o que necessita. Existe o esquema da flor, da casa, do carro, da figura humana e outros, com acentuação das expressões. Há ainda uma maior consciencialização do uso da cor, podendo ser objetiva ou subjetiva.
Ressalva-se que estes estádios/fases não são estáticos. Existem crianças que saltam algumas fases de desenvolvimento, e existem crianças que param de se desenvolver por vários fatores que influenciam a sua vida, e até de acordo com o gosto particular de cada uma.

Bibliografia: 
LUQUET, Georges-Henri. (1927-1969) O desenho infantil. Porto: Ed. Minho, 1969. Trad: Maria Teresa Gonçalves de Azevedo.
PIAGET, J. A Formação dos símbolos na Infância, PUF, 1948

1 comentários:

madalena disse...

Informação sucinta, bem explícita, muito útil. Obrigada

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.