Triquicibernautas

27/02/2014

Brincar com padrões é usual na nossa sala de atividades, o que contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico. 

Ao estarmos envolvidos na focalização regular de repetições de cores, sons, quantidades e outros, estamos a conhecer relações e a estabelecer ligações acerca do que nos rodeia, pelo que o "brincar" com padrões é crucial na resolução de problemas, bem como é uma excelente forma de trabalhar a matemática e o desenvolvimento algébrico.
Hoje trazemos uma atividade de padrões que surgiu após a leitura e exploração oral da história "Arlequim" - aqui :http://historiasparapre.blogspot.pt/2014/02/arlequim.html
A personagem "Arlequim" vestia um fato de Carnaval aos losangos (que a Margarida tão bem exemplifica no quadro),
que obedecia a padrões geométricos, ou não tivesse ele sido confecionado com bocadinho de tecidos que os amigos partilharam com ele.
E nós decidimos partilhar convosco os padrões que decidimos elaborar em tapeçaria, com quatro das cores existentes no fato do "Arlequim", que padronizamos à maneira de cada um de nós, em "tricotices como a avó Maria", segundo a Gabriela!







 E que se está a transformar numa bela tela padronizada!


Como diz Devlin (2002) "No jardim de infância as crianças devem ser incentivadas a reconhecer, descrever,continuar,completar a inventar padrões."


0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.