Triquicibernautas

09/01/2014

Inicialmente tínhamos pensado em ficarmos apenas por uma história sobre os "Reis Magos". No entanto, os Triquiteiros mais velhos tinham vontade de saber mais sobre estes sábios, que viveram há muitos, muitos anos atrás.
Para nos ajudar nesta construção de conhecimento, socorremo-nos mais uma vez do pré-histórias...aqui:http://historiasparapre.blogspot.pt/2014/01/a-historia-por-detras-da-historia-os-3.html
A história por trás da história dos três reis magos, referia quais os continentes de onde este eram oriundos. Nós já conseguimos situar-nos no globo, até porque ainda há pouco tempo atrás estivemos com o projeto "Meninos de todas as cores", e nessa altura usamos várias vezes o globo. Mas nunca é demais, voltarmos a este "mapa mundo", e explorá-lo.
Então, situamos a África de onde é oriundo o Baltazar; a Ásia de onde é oriundo o Gaspar e a Europa, que é o nosso continente, e de onde é oriundo o Belchior.

A história falava também dos presentes que estes ofereceram ao menino jesus, mas isso já nós sabíamos muito bem. O que não sabíamos era a idade deles.
Qual era o mais novo? E o mais velho? E assim começa o nosso desafio matemático. O quadro branco foi uma boa ajuda para esta atividade de grupo dos 5 anos.
Ora vamos lá... O rei mago Baltazar é Africano e tem 20 anos.

 O rei mago Gaspar é Asiático e tem 40 anos.

O rei mago Belchior é Europeu e tem 60 anos.
Agora vamos lá tratar dados. Com o quê? Com um gráfico de barras. Já tínhamos a legenda, faltava o gráfico.
De forma colaborativa e empenhados na tarefa, lá fomos à procura da solução para os nossos problemas.


E cá estão as respostas às nossas questões. O mais novo é o rei mago Baltazar e o mais velho é o rei Belchior.
Como diz a brochura da Dgidc - Sentido de número e organização de dados, "Quando falamos de crianças em idade pré-escolar, o sentido de número pode ser entendido como um processo no qual elas vão aprendendo a compreender os diferentes significados e utilizações dos números e a forma como estes estão interligados.
Este conhecimento, cujo desenvolvimento está intimamente ligado ao ambiente em que se insere, realiza-se naturalmente enquanto, progressivamente, estes diversos significados começam a interligar-se e a fazer sentido."
Alguns de nós quisemos passar para o papel as nossas descobertas e aprendizagens, e até estivemos bem (segundo a Ana).

E a história por trás da história desta atividade, fica aqui:


2 comentários:

Helder Magalhães disse...

Que maravilha! Tenho que arranjar uma maneira de frequentar estas aprendizagens na sala dos meus amigos Triquiteiros :)))

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Mas que orgulhosa que eu fico destes meninos triquiteiros e de poder contribuir um pouquinho (mesmo à distância) para que se entusiasmem por estas (e outras) descobertas!
Muitos parabéns, o vosso desafio matemático é fantástico, tal como as descobertas e representações que fizeram.
Assim se trabalha de forma significativa e motivada, sem deixar de lado as aprendizagens importantes.

Beijinhos para todos!

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