Triquicibernautas

13/01/2014

Ao longo de vários dias fomos construindo as nossas coroas, como se numa "oficina de trabalhos manuais" estivéssemos, para a atividade de  "Cantar de Janeiras", que se vai realizar durante esta semana.
Visualizamos vários modelos de coroas e cada um de nós escolheu a que mais gostava. Até porque cada um é ser único, com vontades e gostos próprios. De seguida partimos para a ação... e toca a cortar...a picotar…a pintar…a colar, a fazer dobragens, a trabalhar a pares e em grupo. É que já estamos a ficar crescidos!
Com esta "oficina", pretendeu-se dar um sentido de valor acrescido da participação da criança na sua aprendizagem, favorecendo processos de metacognição, já que a criança se vai apercebendo do que é capaz ou não de fazer... "Já consigo cortar ou não", "Pinto sozinha (o)"; “Escolho como quero fazer…que cores; Com que materiais”, etc. Como diz   (Parente, 2004, p .61) desta forma a criança, envolve-se com a sua “própria história pessoal de aprendizagem”. Ao mesmo tempo, quando se envolve a criança como construtura do seu próprio conhecimento e aprendizagem, está a ser-lhe incutido o sentido de reflexão, autoanálise e autoavaliação.
Foram ainda trabalhados, entre outros, conceitos matemáticos como as cores, as formas geométricas, a contagem, a noção de "maior" e "menor", o sentido do número, a seriação, etc.  O que interessa aqui são os processos de aprendizagem e não o produto final, como podem verificar nos exemplos (em foto) que aqui deixamos:
A cortar...

A picotar...
A colar...


A pintar...

Trabalho a pares...

Dobragem com jornal...(o Rodrigo foi o único a escolher esta coroa)
 Que ficou assim!
 Algumas coroas já terminadas, e já nas nossas cabeças.

Amanhã tiramos todos uma foto conjunta ( hoje ainda ficaram coroas a secar), mas já temos quase tudo pronto para cantar as Janeiras na quinta-feira à noite às famílias e amigos que nos queiram ouvir, e na sexta-feira à restante comunidade educativa! 

Nota: Algumas fotos ficaram desfocadas, pelo que há Triquiteiros que infelizmente não têm foto desta atividade.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.