Triquicibernautas

23/01/2014

Temos estado em número reduzido na sala. Muitos dos nossos amigos estão a faltar, porque estão doentes, mas as atividades têm de continuar. 
Começamos o dia, fazendo uma exploração das músicas que nós gostamos e que falam da neve e do boneco de neve. A canção da professora Sandra, a nossa professora de música do ano passado, e a canção da professora Alda.

Depois de ouvidas e cantadas, fizemos a exploração de sons, e divisão de palavras das canções, com batimentos de palmas.
Ainda exploramos instrumentos musicais, quer com todos os instrumentos ao mesmo tempo, quer por grupos de instrumentos.



Mais tarde, demos continuidade ao nosso mais recente projeto, e de acordo com o que lá está planeado, e por sugestão da Gabriela - "Temos de fazer um boneco de neve, como ano passado", e que ficou registado no nosso diário de grupo, decidimos fazer novas experiências,  desta vez... tentar fazer neve.
Precisávamos de sal fino e de água. Então vamos lá experimentar. Na bacia vermelha, acrescentamos ao sal água quente, e na bacia amarela acrescentamos água fria, na mesma quantidade (água e sal). Trabalhamos também conceitos matemáticos, como por exemplo, qual a quantidade de sal e água precisávamos, número de frascos de sal...etc.
Verificamos logo de seguida, que o sal ficava no fundo da bacia, e a água não absorvia o sal, ficando a bacia amarela com mais água que a bacia vermelha, o que nos levava a pensar que a água quente absorvia mais sal. Então, metemos água morna (com o sal) em duas bacias transparentes, mexemos bem, e as nossas mãos pareciam que estavam mesmo a mexer em neve. A água morna absorveu o sal, de tal forma que o que conseguíamos moldar!

Depois foi só moldar os bonecos de neve. Estávamos divididos em dois grupos, pois hoje tivemos a visita da professora Sónia (uma amiga da nossa professora), que nos "ajudou" durante todo o dia.


 E cá estão os nossos bonecos de neve!

Decidimos ainda, fazer uma outra experiência. Moldamos um boneco de neve, dentro de um saco hermético, que levamos á arca frigorífica. O que será que vai acontecer? Amanhã mostramos.


Ainda tivemos tempo para registar o que descobrimos hoje.

E tirar uma foto com a nossa nova amiga - a professora Sónia.
Amanhã continuamos!!!

1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Mais uma experiência interessante, essa de fazer neve e os vossos bonecos ficaram muito giros. Fiquei intrigada sobre o que irá acontecer a essa "neve" levada ao congelador. Vou ficar à espera para aprender!
Também gostei da foto, ficaram todos muito giros! Vocês, mesmo pouquinhos, são mais do que nós lá na Sala Fixe ;-)

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.