Triquicibernautas

20/01/2014

No meio de tanta chuva, tanto frio, era natural que ao redor da mesa grande, em grande grupo, e em pequeno grupo, se falasse também da estação do ano, em que nos encontramos. Quando regressamos à escola, depois da interrupção letiva, tínhamos já constatado que nos encontrávamos no inverno, até porque foi necessário alterar a estação do ano, no quadro do tempo.
As conversas giraram não só em torno do frio, do gelo, da saraiva, da chuva, da neve, das roupas que usamos, mas também das cores do Inverno.
Se no outono, as cores eram associadas ao "quente", com o inverno, associamos as cores ao "frio", às cores mais claras e cinzentas.
Alguns de nós disseram, que sem sombra de dúvidas, as nossas cores de inverno são: o branco, o azul claro e escuro, o cinzento e o preto, bastava olhar para o exterior!
Na nossa rotina semanal "educar com arte", decidimos (re)visitar Wassily Kandinsky, o pintor russo nascido em 1866, e lembrar como este pintava.
Kandinsky poderia ter sido apenas um professor de direito na Rússia, mas, numa certa manhã visitou uma exposição de pintores impressionistas franceses em Moscovo, e ao ver um "Monte de feno", pintado por Monet, provocou nele um entusiasmo forte de pintar. E alguns quadros que pintou, e que nós visualizamos são estes, os chamados "círculos concêntricos", e que a maioria de nós já conhecia.
Já na primavera passada, alguns de nós tínhamos pintado a árvore da primavera, tendo como base estes quadros. Agora, decidimos pintar a nossa árvore do inverno, ao jeito de Kandinsky, mas com as cores que nós achamos que são as "cores do inverno", e também achamos que seria  desta forma que Kandinsky pintaria, se o tivesse que fazer.

O inverno ao jeito de Kandinsky! on PhotoPeach


As nossas árvores ficaram assim...Lindas, não acham?





E assim, "educando com arte" um tempo da nossa rotina semanal, em que se pretende contribuir para o conhecimento cultural e artístico, promovemos também o contacto com um pintor famoso, a sua obra de arte, e incentivamos ainda, a educação estética, e a criação de contextos artísticos no nosso espaço de sala de atividades.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.