Triquicibernautas

30/01/2013

Lembram-se do post colocado aqui: http://jisjoaosalaa.blogspot.pt/2013/01/a-formiga-e-neve-caminho-da-fantasia.html, que falava da história "A Formiga e a neve", e que tinha assentado que nem uma luva, no trabalho que estava a ser realizado na nossa sala?
E lembram-se da canção que a professora Sandra cantou para todos?


A canção da neve...foi isso? Então fica aqui o vídeo da professora de música dos Triquiteiros a cantar a canção da neve, para todos aprendermos. Ora vejam e ouçam, se não é linda!!!




Parabéns professora Sandra e restante equipa do projeto "A Caminho da Fantasia". Gostamos de vos ter connosco.


29/01/2013

Até parecia que o mundo ontem ia terminar, tal a vontade de o agarrar! Estes Triquiteiros estiveram em casa durante uma semana e chegaram ontem á escola com "as pilhas todas". Como se foram pondo a par do que se passava na sala através do blogue queriam fazer tudo o que não tinham feito. Começaram com a pintura de Inverno ao som do "Winter" de Vivaldi e saiu isto:

O inverno do Francisco... 


Da Margarida...


e do João Pedro...


E terminaram com a feitura de um boneco de neve que consideram ser só deles.  Tanta vontade de o fazer!!!




O entusiasmo era imenso!!! Neve na sala???


Demasiada concentração! 



Tanto cuidado... e tanto jeitinho!!!


E cá está a obra prima deles... Fantástico!!!


Este é um boneco de neve da "realeza"...até tem coroa!!!


Afinal, o segredo de um dia feliz, está nas pequenas coisas do dia-a-dia!!!

28/01/2013

Desde o inicio do mês de janeiro, os Triquiteiros têm andado entusiasmados com a história "Avicella a Princesa mais bela" do escritor Vizelense Helder Magalhães. Esta história é o mote para o projeto de carnaval desta turma, (história e tradições do meio em que vivem), projeto esse que daremos mais informação no decorrer dos próximos dias. 
A história foi contada em "fascículos", um pouco por dia, durante três dias, até porque o conto é grande, mas prendeu a atenção dos pequenotes, não tivesse a história condimentos necessários para o agrado geral...princesa; bruxa; feitiços; estátua; avó Maria e Margarida corajosas, etc...



Várias foram as sugestões dadas pelos Triquiteiros para colocar no "como vamos fazer", do Projeto de Carnaval, e entre elas constava a feitura de um mural sobre a história. Mãos à obra e vamos lá trabalhar...que para a frente é que é o caminho (como disse uma das triquiteiras".






 Que resultou nisto... a sequência da história, uma reconstrução da mesma, não esquecendo pequenos pormenores.






Outra das sugestões era a de que o Helder deveria vir falar à sala dos Triquiteiros falar com eles sobre a história, e também perceber o quanto eles já sabiam sobre a mesma. Foi o que aconteceu hoje!







Segundo o Helder "A sobremesa do almoço de hoje teve lugar na sala dos Triquiteiros. Foi degustada entre sorrisos e olhares doces, onde as emoções sublimaram o paladar. "

 ´
É que o Hélder foi surpreendido, pois foram os meninos e meninas da sala que lhe contaram a história toda de fio  a pavio. Ele, apenas lhes leu o final da história, o que os encantou.


O Helder foi ainda surpreendido, com a comunicação feita por um pequeno grupo sobre o trabalho realizado da parte da manhã e que tinha a ver com as personagens da história. Tudo bem explicadinho e nada faltava.





A professora também deu uma ajuda...


 E temos a certeza que o Helder se encantou com os Triquiteiros...obrigada pela visita!


Nos próximos dias, mais surpresas haverá. Aguardem, que o projeto está em marcha e isto é apenas uma parte do trabalho que está ser desenvolvido. 


27/01/2013

Na sexta-feira passada, foi novamente dia do "A caminho da fantasia". Desta vez a equipa bibliotecária", as professoras Elsa e Sandra e o professor Jerónimo, trouxeram uma história alusiva ao Inverno, intitulada " A Formiga e a neve", que assentou que nem uma luva, no trabalho que estava a ser realizado na sala dos  Triquiteiros.
A história foi dramatizada pela Professora Elsa e Professor Jerónimo e em algumas partes narradas pela Professora Sandra. Pela cara dos meninos, parece que foi do agrado de todos!





E começa assim!!!



"Certo dia, a formiguinha trabalhadeira, quando ia buscar uma semente para o seu celeiro de Inverno, foi apanhada por um nevão e o seu pezinho ficou preso na neve. Muito aflita, ela pediu à neve:


- Ó neve, tu és tão forte que o meu pé prendes!
- Mais forte do que eu é o Sol que me derrete! - respondeu a neve.


Então a neve fala para o Sol:
- Ó Sol, tu és tão forte que derretes a neve, que o meu pé prende!
- Mais forte do que eu é a nuvem que me tapa! - respondeu o Sol.
- Ó nuvem, tu és tão forte que tapas o Sol, que derrete a neve que o meu pé prende!
- Mais forte do que eu é o muro que não me deixa passar!


- Ó Muro,  tu és tão forte que não deixas passar o vento, que empurra a nuvem, que tapa o Sol, que derrete a neve que o meu pé prende!
- Mais forte do que eu é o rato que me fura!



 Ó rato, tu és tão forte que furas a parede, que não deixa passar o vento, que empurra a nuvem, que tapa o Sol, que derrete a neve que o meu pé prende!
- Mais forte do que eu é o gato que me come!


 Ó gato, tu  que és tão forte que comes o gato, que rói o muro, que  não deixa passar o vento, que empurra a nuvem, que tapa o Sol, que derrete a neve que o meu pé prende!
- Mais forte do que eu é o cão que me persegue!





Ó cão, tu és tão forte, que persegues o gato, que come o rato, que rói o muro, que fura a parede, que não deixa passar o vento, que empurra a nuvem, que tapa o Sol, que derrete a neve que o meu pé prende!
- Mais forte do que eu é o boi que me come!





- Ó boi,  tu és tão forte que comes o cão,que persegues o gato, que come o rato, que rói o muro, que fura a parede, que não deixa passar o vento, que empurra a nuvem, que tapa o Sol, que derrete a neve que o meu pé prende!
- Mais forte do que eu é a menina que me trata.



Aí a formiguinha virou-se para a menina (que era a nossa Gabriela) e pediu: 
- Ó menina, tu és tão forte que tratas do gato, que come o rato, que fura a parede, que não deixa passar o vento, que empurra a nuvem, que tapa o Sol, que derrete a neve que o meu pé prende!





 Então a menina (Gabriela) retirou cuidadosamente a patinha da formiga da neve e, assim, ela pôde ir para casa."




                                            E todos adoraram a história.


Por último, foi uma animação cantar e dançar com os amigos professores do "A caminho da fantasia", uma canção que falava do inverno e da neve.











Nota: Lembro que os Triquiteiros levam (rotativamente) para casa uma história para ser lida com os pais ou outros familiares. A história é devolvida, assim que for lida. A "leitura vai e vem" insere-se no projeto Ler +.
Solicito que o contador da mesma, faça aqui em www.praticasdeleitura.webnod.pt,um pequeno comentário sobre o livro ou...escreva um pequeno poema sobre o que contou. Se não quiserem fazer, ou não puderem fazer neste site, podem fazê-lo através da "folhinha" que vai junto com o livro.


Deixo-vos também um vídeo da história, que embora não seja exatamente igual à que foi contada e dramatizada, é igualmente bonita. (aliás os Triquiteiros já a visualizaram na sala)

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.