Triquicibernautas

03/12/2013

Das asas do Arco-Íris para o "Livro negro das Cores". Tudo, porque hoje se celebra o "Dia Internacional das pessoas com deficiência".
Um livro que demonstra a beleza da preparação do mundo através dos sentidos, e sendo assim, a riqueza sensorial, e nos "educa" através da sensibilidade.
Pelas mãos do Tomás (personagem principal da história, que é cego), ficamos a conhecer o mundo através dos cheiros, sabores, texturas e sons.
O livro é todo negro, com as ilustrações em relevo e o texto em braille, permite-nos experimentar (ao passar os dedos),uma sensação especial e única,  um olhar simples e profundo sobre o que nos rodeia. O negro está estampado nas páginas, mas as cores estão lá.
À medida que a professora ia contando a história, nós íamos passando "os dedos", e sentindo as cores, e os cheiros do Tomás.

(Re)lemos uma, duas vezes a história... "É tão bonita" (Lara Maria), e começamos a pintar numa folha branca listas das cores que o Tomás ia identificando na sua viagem pelas cores.


 No final da história, as cores foram cobertas com lápis de cera preto, e posteriormente com tinta preta.
Mais tarde, quando a tinta preta estava seca, desenhou-se por cima, com o "pico da picotagem", e surpresa das surpresas...as cores estavam lá, tal e qual como o Tomás as "viu e sentiu".


E não é que na "descoberta" da Lara Maria até surge a "Avicella"? Segundo ela, a "Avicella", também faz parte do nosso Natal...Ela lá sabe!!!
Ainda para sentirmos como é difícil, colocarmo-nos no papel de alguém cego, fizemos um jogo com os olhos vendados e tentamos através do tacto e do cheiro, descobrir qual o amigo ou amiga que encontrávamos pelo caminho.



Não foi nada fácil. A grande maioria de nós, queria tirar a venda para ver quem estava na nossa frente..Descobrimos deste modo, que ser invisual torna as coisas bem mais difíceis 

1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Um assunto de toda a importância, como sempre muito bem abordado.
Só mesmo experimentando com os sentidos os mais pequenos se podem aperceber da dificuldade que muitos têm em fazer tudo o que para nós é fácil... e tomarem consciência da sorte que têm!

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.