Triquicibernautas

10/11/2013

Depois da "Lenda de S. Martinho", durante a semana  ainda tivemos a visita da "Maria Castanha". Veio do baú das histórias "velhinhas" da professora, em forma de acetato.
Convidamos todos os meninos e meninas de S.João a ouvirem e a verem esta história, através desta "maquineta" (retroprojetor), que é bem diferente do computador. Foi, uma boa forma de estarmos todos juntos numa atividade de "hora do conto", com uma história que aborda (além de outras questões) um costume do nosso meio social - o Magusto


Estivemos todos muito atentos, ao desenrolar da história, e percebemos porque é que a "Maria Castanha" não sabia o que é o "Magusto", nem o que são castanhas. Perguntamos à "Maria Castanha" da nossa escola
- a Maria Clara (a mais recente "aquisição" da escola - turma C), e ela também nunca fez um magusto no Brasil. Segunda-feira, já vai perceber o que isto é.
 Mais tarde, já na nossa sala de atividades, (re)visitamos a história, fizemos o reconto da mesma, e falamos sobre o nosso magusto, a realizar no dia 11 (segunda-feira). O que sabíamos sobre isto? O que queríamos fazer? Como o íamos fazer?
Os Triquiteiros mais velhos lembravam-se dos magustos anteriores (na escola), e referiram que teriam que meter as castanhas assadas, num saco ou numa caixa, ou num cartucho de jornal  igual ao da história.
Em conselho de grupo, decidimo-nos pelos sacos do pão que nos ofereceram numa padaria, e elaboramos os mesmos, de acordo com a nossa vontade própria. Autonomia, responsabilidade, trabalho a pares, desenho, pintura, pintura de dedo, recorte, colagem, houve de tudo um pouco. 

Tendo por base, a "Maria Castanha", cada um de nós construiu a sua. 
Houve quem quisesse fazer pintura...Ficaram assim (exemplo)
Houve quem preferisse construir a "Maria Castanha" com folhas de revista...
 Era preciso, enrolar...enrolar muito bem, e isto exige persistência.
 Para ficar assim. (exemplo)
 Houve quem optasse pelo desenho.
 E houve quem preferisse a técnica de pintura de dedo.
 Que resultou nestas produções. (exemplo)
Assim, respeitando as diferenças nos gostos de cada um, pois como diz António Gedeão "Não há duas folhas iguais em toda a criação"já temos onde guardar as castanhas no dia do nosso Magusto (amanhã), dia de S. Martinho. Vamos lá ver, se conseguimos levar algumas para casa!

1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

E ficaram lindíssimos os vossos saquinhos de castanhas, ricos na sua diversidade, todos diferentes, todos importantes! Parabéns, espero que tenham tido um bom magusto!

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.