Triquicibernautas

12/11/2013

Há algum tempo atrás quando falávamos sobre a história "A Rainha das cores", e sobre as cores primárias e secundárias, a Lara Maria alertava para o facto de "Todas estas cores se parecerem com o arco-íris", ao que o  Rodrigo Caeiro acrescentou "Mas só há arco-iris se houver chuva".
 A Margarida volta a falar  sobre a  observação que fez no dia de todos os santos na cruz de uma sepultura do cemitério da terra dos avós - "Ou então, é preciso um diamante claro, para fazer a luz do arco-íris, com aquelas cores todas."
Na nossa planificação (diário de grupo), ficou a vontade de se saber como se forma um arco-íris, quais as cores do arco-íris, porque aparece o arco-íris.
Várias foram os Triquiteiros que ao longo destes dias iam falando sobre o assunto, procuravam nos livros que têm na biblioteca das ciências imagens sobre o mesmo. Tornou-se assim evidente, o interesse sobre este tópico, pelo que estavam assim criadas condições para iniciar o projeto, a que intitulamos de "Arco-íris.
Assim nossa lista de projetos tem a partir de hoje, mais um projeto, e já a indicação de mais um a ser "trabalho", por vontade do Rodrigo C. (Natal).

A lista de projetos é como um plano de ação operacionalizado, e que tem uma amplitude temporável muito variável. É uma forma de organizar e estruturar os projetos devido à sua enorme variedade, que podem ser coletivos, de pequenos grupo ou individuais, de acordo com os interesses das crianças, com acontecimentos sociais, etc. 
Este instrumento de pilotagem, tem sido eleborado/planificado, por todo o grupo quando o projeto surge, e depois  em pequeno grupo, que o vai colocar em ação. Funciona também como memória, podendo ser retomado posteriormente, facilitando o "trabalho" dos grupos que pretendam desenvolver o mesmo projeto. Pode-se dizer, portanto, que há um incentivo à curiosidade, ao desejo de saber e aos interesses das crianças. Esta lista de projetos é registada num espaço estruturado de três colunas, onde consta a planificação da execução do projeto, o nome, quem vai fazer e a data de inicio e término. Estes elementos, aparecem como a estrutura do plano que se inicia com uma identificação, um objeto de estudo ou uma ação. Neste momento os Triquiteiros implicados nos projetos começam a consciencializar-se e a formular sobre o que querem saber e fazer acerca do tema do projeto. Caminha-se assim, para a planificação, identificando as atividades a desenvolver, a possível calendarização, os intervenientes e os recursos, (a planificar nas fases do projeto)incluindo o que já se sabe sobre a questão geradora do mesmo.
Após a decisão de iniciar este projeto, questionei o grupo relativamente a este fenómeno natural, perguntando o já sabiam sobre o arco-íris. Muitos deles, sabiam "algumas coisas" sobre o fenómeno e mostraram grande interesse em comunicá-las aos outros. No entanto, era grande a diversidade de opiniões quanto, ao aparecimento do arco-íris, como por exemplo: "O sol e  chuva ganham força e fazem viver o arco-íris; (Rodrigo C.)  "Mas eu vi o arco-iris no diamante, e não tinha chuva...só sol" (Margarida).
A primeira questão está lançada para o "Que queremos saber".
Desta forma decidimos visualizar este pequeno filme,  para ver se nos ajudava..


Ajudou um pouquinho sim! Mas, ainda não é suficiente. Temos que colocar em prática alguns "ensinamentos" do pequeno filme. Amanhã continuamos. Para já, ficam aqui duas produções feitas autonomamente, quase em jeito de registo deste vídeo.


0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.