Triquicibernautas

14/10/2013

De acordo com o planeado no Plano Anual de Atividades do nosso agrupamento de escolas, dedicamos esta semana, à "Semana da Alimentação". A 16 de Outubro assinala-se o dia mundial da alimentação, e decidimos abrir esta semana à comunidade educativa, no sentido, de alertar para a importância da alimentação saudável, não só como forma de evitar a obesidade (há cada vez mais crianças obesas), como também de prevenir doenças futuras. 
É fundamental que desde muito cedo as crianças se habituem a comer bem e a verem os outros a comerem bem. Segundo a maioria dos nutricionistas a taxa de obesidade está relacionada com maus hábitos alimentares  e também com maus hábitos sociais: as crianças estão cada vez mais paradas (jogam no computador ou vêem televisão em vez de brincarem ao ar livre, por exemplo). É sobre tudo isto que iremos falar durante esta semana...com as crianças, os pais, os técnicos de saúde e nas saídas ao exterior (se o tempo o permitir).
Hoje, decidimos começar pela conversa sobre os lanches, porque como também é sabido, é uma das refeições que mais contribui para o aumento de peso dos mais pequenos, isto se os pais não tiverem cuidado com o que metem na lancheira dos filhos. Felizmente, não é o nosso dia-a-dia. Nesta casa, os lanches são confeccionados aqui, e são na maioria das vezes, fruta, leite, e pão. Mas, porque comemos tantas vezes pão, e não comemos bolachas, chocolate, batatas fritas, etc?
- Porque essas coisas fazem mal.
- Fazem dores de barriga.
- A minha mãe diz que fico gorda.
E o que é o pão? Como se faz? De onde vem?
- Vem da padaria.
- Vem do supermercado.
- Não...o pão vem de uma coisa que está no campo...do milho.

Depois destas conversas, decidimos em conjunto (todas as salas), vermos e ouvirmos a história " A Galinha Ruiva).
Recorremos a um livro a três dimensões e sensorial, elaborado por "duas alunas da noite" da professora Rosa Maria.



Foi uma delicia...adoramos! Estivemos com muita, mas mesmo muita atenção, às aventuras da galinha, que queria semear, colher, moer o milho e cozer o pão, e não teve a ajuda dos seus amigos Cão, Rato, Gato. Mas, na hora de comer o pão, (quando este já estava pronto), estes amigos já queriam ajudar a galinha a comer. São "uns amigos da onça", e como tal, a galinha castigou-os e deu o pão aos pintainhos.

Com esta história , aprendemos não só os passos que se devem seguir para a confeção do pão, como uma lição muito importante: se quisermos uma recompensa, devemos compartilhar o trabalho!
Agora, para sabermos mais sobre este assunto, estamos a trabalhar este livro...se o tempo o permitir, vamos seguir todos os passos do ciclo do pão...a quinta da Rosinha, espera-nos... (chuva, vai-te embora por favor!).
Entretanto na hora do conto, o Rodrigo Caeiro e a Margarida, estiveram muito empenhados em (re)contar a história da "Galinha Ruiva". Houve algumas "interferências", comentários à mistura, mas...ora vejam!!!


Amanhã continuamos com estes pequenos contadores de histórias, em volta do ciclo do pão e da boa alimentação!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.