Triquicibernautas

24/09/2013

"Ensinar" os valores morais é papel dos pais, mas também da escola. A Educação de infância, considerada como a primeira etapa do ensino básico, tem como finalidade o desenvolvimento integral e harmonioso, nos aspetos físico, psicológico, inteletual e social, complementando a ação da família.
É pois muito importante, que desde pequeninos, e numa sala que se quer "bem educada", que os Triquiteiros, saibam a importância da boa educação, e do uso das palavras mágicas.
Este grupo (até porque 20 crianças, já são antigos), sabem perfeitamente que se devem usar as ditas palavras mágicas. Mas, às vezes, há alguém que se esquece um pouquinho.
Vai dai, e porque lentamente as regras da sala vão entrando, não custa nada (re)lembrar, algo tão importante.
A canção da Maria Vasconcelos "Boas Maneiras", que alguns de nós conhece muito bem, é uma boa estratégia para trabalhar estes valores.
A partir daqui,e em reunião de grande grupo,decidimos elaborar as palavras mágicas que achamos ser mais importantes para nós.


Bom dia; Boa tarde; Boa noite; Desculpa; Obrigada; De nada; Quer Ajuda; Por favor; - Vão passar a fazer parte do nosso dia dia cada vez com mais intensidade, conforme explicou ao grupo o Rodrigo Caeiro.
Aos poucos, vamos também percebendo que as regras da sala, que vinham do ano anterior,têm que ser cumpridas, e passadas paras as "novas aquisições", e antes de (re)lembrarmos as regras da sala, e construirmos novas, as aprendizagens têm girado em torno de:

Olhos bem abertos - Para ver, descobrir!
Ouvidos bem à escuta ...atentos (claro)!
Bocas Silenciosas - A boca serve para falar...mas não muito alto, e claro, por o dedo no ar para falar, já que ao mesmo tempo não nos percebemos uns aos outros!
Mãos Amigas - São mãos que ajudam, e não mãos que magoamos amigos!
Pezinhos de veludo - Que andam dentro da sala suavemente...nada de correr!

Este quadro foi construído por este grupo tão empenhado...e muito bem explicado pela Margarida e pelo João, no tempo de comunicação ao grande grupo.

Devagarinho, em pequenos passos, vamos alicerçando grandes gestos!

1 comentários:

Helder Magalhães disse...

Sempre que visitei os Triquiteiros fui brindado com várias das palavras mágicas, parece que ainda as estou a ouvir na minha cabeça :) Não se esqueçam de as dizer sempre!

Abraço-vos!

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.