Triquicibernautas

05/06/2013

Em Março de 2013, o Jardim de Infância de S. João, recebeu o convite para participar na V feira da floresta, inserida no dia Mundial do Ambiente, pela Confraria de S. Bento das Peras.
A atividade realizar-se-ia aqui, no Monte de S. Bento das Peras, com um vista fantástica da cidade de Vizela e dos arredores.
Inicialmente, foi-nos pedido que orientasse-mos um atelier que poderia ser por exemplo de experiências, por onde passariam todas as crianças que participariam neste dia Mundial do Ambiente.
Mais tarde, foi-nos transmitido pela engenheira responsável da atividade, que a adesão das escolas era muito grande, e que se teria que comemorar este dia, de outra forma. No entanto, gostariam de contar com a nossa presença, precisamente a explicar e a apresentar uma experiência. Como já estávamos a trabalhar numa, continuamos.
Desta forma, juntamos os meninos das quatro salas do J.I. de S. João, que voluntariamente se ofereceram para esta tarefa, e deitamos mãos à obra.
A experiência passaria em primeiro lugar, por construir um vulcão, e mais tarde, colocar esse vulcão em erupção.
Decidimos o material com que o vulcão seria feito...papel de jornal e cola branca. Vimos vulcões na internet, em revistas e livros, e percebemos que tínhamos que fazer um buraco no meio (que era a cratera), para depois poder sair a lava, e qual a forma a dar ao vulcão, e, percebemos a formação do vulcão.




 Posteriormente, pintamos o vulcão de cinzento, pois como diz o Rodrigo Caeiro "Esta é a cor certa, porque quando o vulcão entra em erupção, sai a lava, e fica tudo queimado, parece cinza".


Hoje, é o dia Mundial do Ambiente, e foi o dia de apresentar a todas as crianças das EB/J.I do concelho de Vizela, o que tínhamos construído, e a respetiva experiência. Aguardamos no espaço que nos destinaram, que a festa começasse. Nós seríamos os primeiros, e ainda bem, pois o sol era arrasador.
E, vai começar a apresentação. Os cientistas estão prontos.
 A professora Rosa Maria, apresenta a atividade.
A esta enorme plateia.
 O vulcão está pronto para entrar em erupção.
A Lara Maria, explica que "Queríamos saber como funciona um vulcão. Como surge e porque é que sai lava."
A Margarida, informa que "Fizemos pesquisas na internet, e começamos a construir o nosso vulcão com papel de jornal e cola branca"
O Rui Pedro, diz que: "O nosso vulcão estava quase pronto" e a Catarina informa que: "Pintamos o vulcão de cinzento", ao que a Sofia explica que "Vamos começar  experiência."
O Duarte explica porque se forma o vulcão -  "A terra fica quente, as pedras ficam quentes,raspam umas nas outras, e também há gases, por isso o vulcão começa a funcionar."
E, por fim, o Rodrigo Caeiro informa que: "O vulcão entra em erupção, e sai a lava. Abre uma cratera, e fico tudo duro e muito cinzento."
 A experiência começa.  Primeiro, o Bicarbonato de Sódio.
 Depois Colorau, para dar a cor avermelhada da lava. (Com um pouco de ajuda, porque a mesa era alta, e nós somos pequeninos)

 Depois Detergente da Loiça.
 E, por último o Vinagre (Novamente com ajuda...estava difícil chegarmos lá. Até estávamos em bicos de pés.)
 A aguardar a erupção.
 Cá está ela.
Os nossos amigos gostaram do que viram, e nós gostamos do que fizemos. Tanto, que de tarde o grupo dos Triquiteiros responsáveis pela experiência, repetiram na sala para o nosso amigo Hélder Magalhães, que nos veio visitar.

1 comentários:

Helder Magalhães disse...

Foi uma deliciosa experiência, que jamais esquecerei. Muito obrigado! Abraço-vos.

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.