Triquicibernautas

19/06/2013

avaliação na Educação Pré-Escolar assume uma dimensão marcadamente formativa, desenvolvendo-se num processo contínuo e interpretativo que procura tornar a criança protagonista da sua aprendizagem, de modo a que vá tomando consciência do que já conseguiu, das dificuldades que vai tendo e como as vai ultrapassando.
De acordo com a Circular n.º 4/DGIDC/DSDC/2011 , a avaliação na educação de infância tem como finalidade:
.contribuir para a adequação das práticas, tendo por base uma recolha sistemática de informação que permita ao educador regular a actividade educativa, tomar decisões, planear a acção;
.refletir sobre os efeitos da acção educativa, a partir da observação de cada criança e do grupo de modo a estabelecer a progressão das aprendizagens;
.recolher dados para monitorizar a eficácia das medidas educativas definidas no Programa Educativo Individual (PEI);
.promover e acompanhar processos de aprendizagem, tendo em conta a realidade do grupo e de cada criança, favorecendo o desenvolvimento das suas competências e desempenhos, de modo a contribuir para o desenvolvimento de todas e da cada uma;
.envolver a criança num processo de análise e de construção conjunta, que lhe permita, enquanto protagonista da sua aprendizagem, tomar consciência dos progressos e das dificuldades que vai tendo e como as vai ultrapassando;
.conhecer a criança e o seu contexto, numa perspetiva holística, o que implica desenvolver processos de reflexão, partilha de informação e aferição entre os vários intervenientes – pais, equipa e outros profissionais – tendo em vista a adequação do processo educativo.
Tendo em consideração, os objetivos atrás mencionados, e de acordo com as suas concepções e opções pedagógicas, cada educador utiliza técnicas e instrumentos de observação e registo diversificados, tais como, por exemplo o portefólio, uma das estratégias de avaliação alternativa ecológica em educação de infância, estratégia essa, que usamos com o nosso grupo.
Avaliar através do portefólio reflexivo de cada criança, oferece uma possibilidade de organização de elementos e informações significativas que documentam o desenvolvimento e a aprendizagem de cada criança. Desta forma, se bem concetualizado e realizado, o portefólio é um apoio imprescindível no processo complexo de avaliação em educação de infância.
Os conteúdos do portefólio, em termos de observação/documentação devem incluir para além da amostra de trabalhos, outros elementos, como por exemplo: fotografias, gravações áudio e vídeo, relatos narrativos, notas de observação feitas pelos educadores, comentários das crianças acerca dos seus trabalhos e comentários dos educadores, entrevistas onde são colocadas as questões à criança, para que descreva as suas realizações e assim, revele o seu pensamento, fotografias, listas de verificações feitas com as crianças e ocorrências significativas, e registos de autoavaliação.
É o que temos andado a fazer esta semana. Em vésperas de começar a nossa semana de praia, andamos atarefados a fazer a nossa autoavaliação, à semelhança do que fazemos, no final de cada período.
Desta vez, utilizamos esta, (que mesmo não estando dividida por áreas de conteúdo das OCEPE, as inclui transversalmente), construída por mim, em função das crianças desta sala, e dos conteúdos abordados neste terceiro período.

Esta autoavaliação, fornece estratégias de autorregulação da aprendizagem. Desta forma, a criança ao avaliar conjuntamente com o educador, (dando voz, á pedagogia das relações e da escuta) é o regulador da sua própria aprendizagem, já que adquire novos conhecimentos e competências, e, está a dar-se um sentido de valor acrescido à participação da criança na sua aprendizagem, e a encorajar a autoanálise quando refletem sobre o que foi feito, e como foi feito, de forma critica.


Parabéns a todos os Triquiteiros, que têm demonstrado, que são capazes de serem justos, revelando crescente desenvolvimento de reflexão e autoanálise, o que favorece os seus processos de metacognição, já que se envolvem com a sua “própria história pessoal de aprendizagem”, (Parente, 2004, p.61). 

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