Triquicibernautas

12/05/2013

"Se quiser falar ao coração dos homens, há que contar uma história. dessas, onde não faltem,animais, ou deuses e muita fantasia. Porque é assim - suave e docemente - que se despertam consciências." (Jean de la Fontaine, séc. 17)
A Literatura Infantil. é acima de tudo arte. Desta forma contribui significativamente para o desenvolvimento integral, e consequente aprendizagem da criança. A relação da criança com os livros infantis, onde habitam os contos de fadas, as narrativas, as poesias, e outros, contribui para a formação da sua personalidade, cultiva a sensibilidade, incentiva a imaginação e o gosto pela leitura.
Como referimos num dos postes anteriores, sobre a atividade "Livros e Ternura", a criança deverá ouvir muitas histórias. "Escutá-las é o inicio da aprendizagem para ser leitor.E ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo" (Fanny Abamovich).
Referimos ainda, que a participação da família é fundamental na criação de hábitos de leitura nos primeiros anos, prepondo-se a escola como moderadora privilegiada neste processo. Sendo a escola e a família dois espaços naturais para a promoção da leitura, o seu contributo é extremamente valioso para o desenvolvimento de competências leitoras nas crianças.
Durante quatro semanas, tentamos valorizar a relação escola-família, como um contexto favorável para o incentivo à leitura, ao gosto pelos livros, e à troca de afetos através das histórias com pais e filhos na sala de atividades.
Esta última semana começou com a mãe da Sofia, que nos trouxe a história do "Capuchinho Vermelho"


Foi muito bom, ver a interação entre as duas.

Num outro dia, logo pela manhã, recebemos o pai da Joana. Trouxe-nos a história "Angélica e o desejo mágico". Não conhecíamos a história e gostamos muito.

Parece que tinham treinado em casa, tal era a sintonia entre os dois!

Terminamos a semana, com a mãe da Ana Luísa, que nos contou a história  "Vamos fazer amigos". Também não conhecíamos esta história, e adoramos.


Também tinham feito o trabalho de casa, porque interagiram lindamente o tempo todo.

Mais tarde, recebemos a Tia Nanda, do Rodrigo, com a história escolhida por ele na sala. "O lobo e os sete cabritinhos".

Estiveram muito bem, e o Rodrigo colocou as questões no final como se fosse um profissional na matéria.
Em jeito de avaliação ao mês de "Livros e Ternura", apraz-nos salientar que, sendo a escola e a família  duas instituições sociais, a parceria entre elas, é de relevante importância para o pleno desenvolvimento infantil, como aliás, já foi referido acima.
Envolver a família, em atividades como a que foi aqui desenvolvida, pode bem ser a meta que a escola deverá ter em consideração para se pensar numa educação de qualidade. Podemos mesmo afirmar que nos dias de hoje, a escola não pode viver sem a família e a família não pode viver sem a escola, pois, é através destas interações, que o objetivo principal será atingido, ou seja, o desenvolvimento do bem estar e da aprendizagem da criança, os quais contribuirão na formação integral da mesma.
Esta atividade, possibilitou a compreensão de que é extremamente importante uma efetiva relação escola-família. Os pais ao colaborarem diretamente com a proposta da escola, e a escola ao propor-se interagir com a comunidade, resulta num ótimo desenvolvimento e crescimento desta relação.
Muito obrigada, a todos os "pais" que participaram. Para além de tudo o que já foi salientado, fizeram os vossos filhos(as) muito felizes.

BOAS LEITURAS

2 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Gostei muito do que li, estão todos de parabéns: a escola pela iniciativa de envolver os pais e estes por aderirem de forma tão entusiasta.
Vou "roubartilhar" a citação introdutória para a página do PRÉ Histórias, posso?

Bjs

Romy disse...

Claro que podes "roubartilhar" a citação introdutória. Gostei da expressão. Obrigada pela visita.
Bjs.
Rosa Maria

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.