Triquicibernautas

03/04/2013



"Quando a Mãe Grita" é uma das histórias da quinzena, (conforme referido nos post anterior) na sala dos Triquiteiros, e tem como intencionalidade principal  a sensibilização para os direitos e proteção das crianças. Isto porque o Agrupamento de Escolas de Vizela, da qual fazemos parte, decidiu aderir à campanha Laço Azul, em estreita colaboração e articulação com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vizela e Câmara Municipal. 


Quando a mãe grita...fico desfeito!

Através da história conhecemos estes dois pinguins, mãe e filho, que nos ensinam o que sente uma criança quando a mãe lhe grita enfurecida. O medo, o desnorte. Mas, isso não quer dizer que não ame o filho acima de tudo na vida.

Tanto assim é que a mãe vai pedir desculpa ao filho, transmitindo-lhe o amor que sente por ele, fazendo-o compreender que se pede desculpa quando se erra.
Tantas aprendizagens numa só palavra: Desculpa!
O óbvio pode ser metafórico e simultaneamente percebido de forma tão fácil pelos mais pequenos. Com tanta simplicidade, se ensinam verdades importantíssimas.
A história foi contada com a observação simultânea das imagens. Posteriormente foram enunciadas quais as partes do corpo do pinguim que se “perderam”. Os Triquiteiros foram capazes de dizer (respeitando a ordem pela qual tinham sido referenciadas”, não só a parte do corpo que o pinguim tinha perdido como o local onde essa parte tinha ido parar, fazendo assim o respetivo jogo de associação.
“Porque terá gritado a Mãe?” Todos responderam que o filho tinha feito alguma asneira (tinha-se portado mal), por isso a mãe estava muito zangada com ele. Foi por isso que gritou.
“Será que a mãe já não gostava dele”? – Não, a mãe gostava muito dele. Foi procurar todas as partes do corpo do filho e coseu-as para poder ficar outra vez com ele inteirinho. O filho tinha ficado muito triste por isso é que se “desmanchou” todo, parece que “foi pelo ar”, como disse o Rodrigo Portas.
Esta ideia das partes do corpo e consequentemente em quantas peças tinha ficado o pinguim, servirá de mote a várias atividades que se irão desenvolver na sala, e que mostraremos posteriormente.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.