Triquicibernautas

12/04/2013

Ouvir contar histórias na infância leva à interiorização de um mundo de enredos, personagens, situações, questionamentos, reflexões, que proporciona aos mais pequenos um enorme enriquecimento pessoal e social, que contribui para a formação de estruturas mentais que lhes permitirá compreender e (a)preender mais rapidamente, não só as histórias escritas, como o conhecimento do mundo, o novo vocabulário, etc. 
A participação da família é fundamental na criação de hábitos de leitura nos primeiros anos, propondo-se a escola como moderadora privilegiada neste processo. Sendo a escola e a família dois espaços naturais para a promoção da leitura, o seu contributo é extremamente valioso para o desenvolvimento de competências leitoras nas crianças/alunos. 
O agrupamento de escolas de Vizela, leva a efeito na semana de 22 a 26 de Abril, a atividade intitulada “Semana da Leitura”, com a presença de escritores, contadores de histórias, poetas, saraus culturais. No dia 23, teremos uma contadora de histórias no nosso espaço educativo.
Além de todas estas atividades, pensamos que era muito importante, valorizar a relação escola-família, como um contexto favorável para o incentivo à leitura, ao gosto pelos livros, e à troca de afetos através das histórias com pais e filhos na sala de atividades.
Assim, desde o dia 10 de abril até 10 de Maio, os pais inscreveram-se (dois por dia), para virem à sala contar ou ler uma história e interagirem com o seu educando(a), e as restantes crianças.
Começamos da melhor forma. Dia de 10 de Abril (quarta-feira passada), logo de manhã, com o pai da Ana Margarida, que fazia cinco anos. Foi um belíssimo presente de Aniversário.

Contou a história do Macaco de Rabo Cortado.
E que atentos que os Triquiteiros estavam.



Ao início da tarde, foi a vez do pai do Hugo,contar a história acompanhado da esposa.

De improviso inventou uma história intitulada de “Leãozinho”, que fez um enorme sucesso, no grupo. Basta ver as suas caritas.

Como fazia anos, trouxe um bolo de aniversário, para festejar com o filho e os amigos. Foi uma festa de aniversário bem diferente do habitual para todos.

Ontem, tivemos como contadora de histórias a Mãe do Afonso.
 Trouxe a história da Rua Sésamo, intitulada “É um segredo”.Estivemos atentos e gostamos muito.



 Hoje, começamos o dia com o pai da Margarida.
 Trouxe a história “os três terríveis porquinhos”.


 E foi contada com ajuda da filha. 
O Miguel, fez “trinta por uma linha” para se sentar no colo do pai da Margarida. E, lá conseguiu. Juntou-se à festa. 
Gostamos imenso da história ao contrário do “Lobo e os três porquinhos”

Ao início da tarde, foi a mãe da Lara Filipe, que nos veio visitar. Trazia duas histórias. Uma da Anita e outra do Ruca. Houve votação de dedo no ar, e venceu o Ruca.
 É uma história que fala da vontade do Ruca em andar no autocarro que vai para a escola.

 
A interação entre mãe e filha, também foi notória.

Assim se vai tecendo o incentivo à leitura, através da ternura entre pais e filhos. Para a semana continuamos!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.