Triquicibernautas

15/03/2013


A tendência do nosso sistema educativo é conceder a máxima amplitude ao ensino tradicional, quer na forma como se organiza centralmente quer através do que estipula em termos do currículo que se mantém uniformizador.
A escola geralmente impõem ao seu público um currículo standard, “uniforme pronto-a-vestir de tamanho único” de que fala João Formosinho (1987). Mas, a criança é um ser dotado de identidade e singularidade, possuindo desejos, afetos e desafetos, descobertos e vivenciados durante seu processo de crescimento e desenvolvimento (cognitivo, psicossocial e afetivo).
Como nos diz o poeta António Gedeão” Não há duas folhas iguais em toda a criação”, assim como não há dois seres humanos iguais. A  criança é um ser em constante aprendizagem e ajudá-la a conhecer-se melhor, a construir a sua identidade como ser humano, é o nosso dever enquanto educadores.
Como ser único devem ser respeitadas as suas capacidades, os seus saberes, as suas atitudes, partilhando a premissa de que  CADA CRIANÇA É UM SER ÚNICO E INDIVIDUAL…

É desta forma que pensamos a criança, como ser ativo e participativo. Que tem vontades, desejos e gostos próprios. Desta maneira, se viveu o tempo de preparação do presente de Páscoa para os pais. Em "modo alvoroço" e com intensidade nos últimos dias do segundo período na sala dos Triquiteiros, conforme já foi referido no post:
 http://jisjoaosalaa.blogspot.pt/2013/03/pascoaem-modo-alvoroco-e-triquiteiro.html

Os Triquiteiros deitaram mãos à obra, e um verdadeiro atelier de artes plásticas foi montado na área de projetos. Aproveitando material reciclado, como pacotes de leite, garrafas, copos, caixas de ovos e outros, fizeram-se os presentes, onde o pintar, cortar, colar, picotar, (a motricidade fina, foi deveras trabalhada) fazer pompons etc, fizeram parte do dia a dia deste grupo, como mostra o slideshow abaixo.


                                                       
No final, as produções foram estas...à Triquiteiro!








Boa Páscoa!!!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.