Triquicibernautas

10/02/2013

A tarde de sábado (dia 8 de Fevereiro) que se viveu na Fundação Jorge Antunes, aquando do lançamento do conto "Avicella a Princesa mais bela" do escritor Vizelense Helder Magalhães  foi de  (en)cantamento, de magia! A música, juntamente com a pintura, a leitura da obra, a apresentação da mesma, as palavras do escritor, os meus Triquiteiros! União de sinergias, que transformaram a tarde num momento único e intenso!!!
Segundo o autor do conto "Avicella a Princesa Mais Bela" - "Mais do que uma apresentação de um livro, esta tarde foi um momento de partilha de projetos pedagógicos e culturais, de emoções, de sonhos... "Contarolando" envolveu o público num ambiente de magia - na voz maravilhosa da Carla, nos sons da guitarra do João Filipe e na tela, o Ricardo dava vida às cores. A prof. Conceição Lima conduziu a apresentação da forma brilhante a que nos vem habituando. A Rosa Maria Alves e os seus Triquiteiros apresentaram o fantástico projeto que estão a desenvolver em torno do conto "Avicella, a Princesa Mais Bela", encantando todos os presentes. E, para terminar, a Ângela Madureira agraciou-nos com uma canção ao S. Bento, escrita pelo seu tio, o senhor João Madureira"-
Fica aqui o registo desse momento único!!!


O Projeto da "Avicella" descrito ao pormenor!





Os trabalhos dos Triquiteiros expostos na galeria da Fundação Jorge Antunes.





A alegria dos Triquiteiros por estarem presentes.







O evento começou com a participação do projeto "Contarolando" de João Filipe que encantou os presentes.



Os Triquiteiros estavam a adorar ouvir a história que tão bem conheciam, cantada pela Carla e pelo João Filipe.







Segundo o Plano Claro, o momento foi de magia, e eu faço minhas as palavras deles. A apresentação do livro esteve a cargo da Drª Conceição Lima, que referiu que o Hélder é um escritor que escolhe as "mais lindas borboletas" para dar cor aos seus contos.


Ainda segundo o Plano Claro, os triquiteiros de S. João tiveram especial destaque ao criarem momentos de alegua, quando contaram todos os pormenores da historia "Avicella a Princesa Mais Bela".


Também, e ainda segundo o Plano Claro, a Professora Rosa Maria salientou a importância que estes projetos têm na comunidade educativa, de forma a que os mais novos possam conhecer as tradições e costumes locais.


Eu...refiro ainda e insisto naquilo que disse ontem: Só faz sentido educar numa escola que não seja seca de vida, e numa escola que tenha e faça referências ao mundo em que as crianças vivem. O fim de ensinar é proporcionar condições para aprender. E é tão importante aprender a "aprender fazendo" Vivaldi, Miró, as fases da Lua, como "aprender" sobre a terra onde vivem, através da "Avicella a Princesa Mais Bela".



E interagi com os meus Triquiteiros para que vão contando sua aventura do "GPS - Livro...na Pista da Avicela"


Já o Hélder, esse...não escondeu a emoção deste momento único, agradecendo a todos "os que contribuíram, aos que cooperaram e aos que marcaram presença, para que esta tarde acontecesse."


E a tarde não podia terminar da melhor forma com a canção ao S. Bento, cantada pela Ângela Madureira, rodeada dos Triquiteiros, já que ela fez questão que eles estivessem à sua volta.




                           Fica aqui também o registo audio do momento através do Plano Claro.



Para terminar, dizer ao Hélder que os triquiteiros estão a adorar trabalhar este projeto, e eu estou a "adorar que  eles adorem".  Muito obrigada pelo conto que proporcionou um projeto belíssimo.  


Porque... é preciso desencaixotar emoções, recuperar sentidos...fazer a pedagogia da escuta e das relações. É preciso (re) pensar e (re) construir pedagogias e a forma de educar!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.