Triquicibernautas

30/10/2012

Esta é a música que os Triquiteiros aprenderam logo na segunda sessão de expressão musical com a professora Sandra. E canta-se assim:

Abre a janela de par em par 
Esta cantiga quer viajar
E lá vai ela de voz em voz
Porque é de todos nós!
Música, oh música...
Oh Música!

Ouçam as vozes dos Triquiteiros a cantarem-na... Lindo!!!


As sessões de expressão musical têm sido mesmo um encanto! A cada semana que passa, os Triquiteiros aguardam ansiosamente pela terça-feira, e pela visita da Música!
Hoje a Professora Sandra trouxe com ela um instrumento que já tinha acompanhado a história da Galinha Lua.  O Xilofone!!!


E a exploração do Xilofone, ocupou quase toda a sessão matinal de hoje. Os sons grossos (numa ponta), os finos noutra ponta, e os médios no meio, levou a magia da música deste instrumento a "voar" pela sala suavemente. É que a baqueta  tem que bater levemente e não pode prender o som. Tem que se levantar no ar a bolinha, e bater sempre no meio do Xilofone, para que o som saia correto. E fizeram ainda um jogo de texturas com a baqueta, sentiram a "bolinha" macia, como disse a Margarida: Parece esponja; ou como disse o Miguel: É fofinha, para não magoar o xilofone.
Os Triquiteiros aprenderam bem a lição e foi bonito de ver como fizeram as suas sinfonias xilofónicas... Oram vejam, (ouvir, fica para outra vez.)


29/10/2012

Parece que a lua, é doce ou salgada...tem sabor a chocolate, a queijo ou a chupa-chupa de coca-cola ou de morango...a Lua sabe aquilo que mais gostarmos. Mas, antes de sabermos a que sabe mesmo a Lua de cada um dos Triquiteiros, deixo a história que hoje introduzi como história da quinzena, para poderem saboreá-la em casa, todos juntinhos...em estado Lunar!!!



BOAS LEITURAS!

28/10/2012

Segundo a brochura "As artes no Jardim de Infância", é fundamental que o contacto com as obras de arte e  seus pintores seja estimulado desde muito cedo, de modo a potenciar as linguagens expressivas da criança. Miró inclui-se nos pintores a serem possíveis de trabalhar em contexto de sala de Jardim de Infância.
Depois de identificarem e explorarem o quadro de Miró (autorretrato), conversaram sobre o que é isto do autorretrato.


 E claro, o autorretrato é isso mesmo...desenharem-se a si próprios! Desta forma, está-se a trabalhar a identidade pessoal, e por outro lado a criança ao ter contacto com o autorretrato de Miró  confronta-o depois, com as suas representações. E, se o autorretrato de Miró não tinha boca, nem nariz nem braços, é porque, como disse o Ademar: De certeza não coube na pintura de Miró, mas o nosso tem que ter...não é?
Vamos lá ver como ficaram os autorretratos dos Triquiteiros com inspirados em Miró, onde não faltou o círculo vermelho no olho, nem a mancha amarela num dos pés...ora espreitem!



Não estão umas autênticas obras de arte??? Parabéns aos Triquiteiros!

Nota: Por lapso não metemos o autorretrato da Maria João, do Rodrigo Portas e da Leonor Sofia. Prometo que amanhã cá estarão.

E cá estão! Este é o do Rodrigo Portas...


O da Ana João...


E, o da Leonor!


27/10/2012

Têm sido várias as conversas em torno da lua...
Esta nem sempre é igual.
Ora é redonda (cheia), ora é minguada (bicuda).
É escura ou branca.
Quando está cheia, tem pontos lá dentro.
Quando está minguada, parece mesmo uma banana.
Que a lua aparece de noite  e que o sol vem de dia e faz tudo ficar quentinho.

Teremos que partir para as experiências, para que os Triquiteiros percebam melhor estas coisas...das fases da lua!  Até lá, ficamos com as luas (á Miró) vistas primeiro por um grupo de Triquiteiros mais velhos. Com lápis de cor ou canetas de feltro, fizeram as suas representações. Alguns, partilharam até a conversa sobre o estado das suas luas... quase que eram desenhadas a duas mãos! (Não é Margarida e Gabriel?)Depois de terminadas, (as produções) foram  comunicadas ao grande grupo. Explicaram o que tinham realizado e porquê.








Por exemplo, o Francisco, explicou lá do alto dos seus quatro anos que as luas dele estavam quase todas a ficar gordinhas. por isso ficaram todas juntas...como um comboio de luas! Excelente explicação!!!


Estas produções foram um incentivo para que os outros representassem as suas. E deu isto...excelentes obras primas de pequenos artistas!!!

Os Triquiteiros já têm a sua caixa de correio pronta. E, o que é isto de caixa de correio? O Hugo, passa a explicar:
" A caixa de correio vai ficar por cima dos nossos cabides, na entrada da escola...mesmo à portinha, e depois, nós colocamos lá os recados para casa, e outras coisas...também podemos lá meter o que trazemos de casa."
Pois é! A ideia já vinha desde o inicio do ano, ( a professora vi algures pela net e adaptou)  e, já se tinha começado a fazer há algum tempo atrás, mas como os Triquiteiros são 25, demorou um pouquinho mais de tempo a ser finalizado. Com os pacote de leite "Agros" (passando a publicidade)...


Fez-se a devida reciclagem...forraram-se com papel manteigueiro. Cada caixa tem a foto de cada um deles, estamparam a respetiva mão, (tipo impressão digital, da cor que cada um escolheu), e aqueles que já sabem escrever o seu nome, fizeram-no, bem como colocaram o número que têm na lista da turma. Os que ainda não sabem, tiveram a ajuda da Professora.  À volta do nome e do número, ainda colocaram a ponta do dedo indicador.







E, ficou assim! Agora, sempre que houver mensagens para casa, ou outros...ficam aqui na caixa de correio. As mensagens da família ( o que vem de casa), será deixado também aqui.Todos os dias veremos as caixas de correio. Estas caixas servem também para identificar o cabide de cada um.






24/10/2012

A história da Galinha Lua, tem sido fonte de forte atividade "lunar" na sala dos Triquiteiros. É Lua Cheia, Lua Nova, Lua Minguada...é estrelas...é noite...etc. É Galileu...é telescópio...é planeta...de tudo, já falamos um pouco e iremos continuar a ver no que isto dá...talvez o primeiro projeto do ano!
Entretanto, hoje dia da Expressão plástica diferente (dia verde), e porque andamos muito na LUA e nas ESTRELAS, decidi trazer uma visita de excelência à sala. Nem mais, nem menos ...Juan Miró! E quem foi este senhor? Para já sabem que foi um pintor famoso, Espanhol, mais propriamente de Barcelona. O Hugo disse que já lá foi...e a Gabriela, disse que também já foi a Espinho...Espanha não, mas Espinho sim . Muito bem Gaby, até porque isto é apenas uma questão de vogais!
Bom, mas se Juan Miró foi um pintor famoso, pintou o quê? O mais importante encontra-se aqui:



Autorretrato

Depois da visualização deste vídeo, os Triquiteiros analisaram estas duas imagens, que correspondem a dois quadros famosos de Miró.

Constelações


Na imagem do quadro "Constelações", encontraram muitas Luas Cheias e Minguadas...mas acharam que o Miró, à semelhança da Galinha Lua, andava sempre "na Lua"...Então não é que as luas que ele pintou são também azuis, vermelhas, verdes!!! E que o "Autorretrato" está sem boca, sem braços..."não coube na folha" disse o Ademar. Mas, adoraram o Vídeo, até porque pediram para ver mais duas vezes, e decidiram armarem-se em Mirós e meterem mãos à obra...obra prima, está-se mesmo a ver. Por agora, deixo aqui apenas um cheirinho do que estão a fazer.Quando terminarem...mostro tudo! É que Miró, vai andar-nos a fazer companhia durante algum tempo!













A Agenda Semanal,  ou a Rotina Semanal é um instrumento “que ajuda a regular o que acontece na sala de atividades e que conta a história da vida do grupo” (Escola Moderna, 1999: 8). Como a semana começa e encerra num ciclo de trabalho, este valioso instrumento regulamenta quer a organização e diversificação cooperada do trabalho, do tempo e das atividades, quer as relações humanas da turma. Assim, a criança começa a desenvolver as noções de tempo, interiorizando e gerindo os seus intervalos. A Agenda é fruto da negociação e cooperação entre o professor e as crianças, o que reforça uma gestão partilhada das decisões e do poder, essencial para a responsabilização das crianças. Neste instrumento inscrevem-se as atividades que, por exigência das instalações da escola, são realizadas em horas fixas e em locais comuns e outras atividades que se constituem, sem rigidez, rotinas da turma, por exemplo, o dia da Expressão Motora  e dia da avaliação semanal.  E “as rotinas são, como os capítulos, o guião da vida diária de uma turma” (Escola Moderna, 2009b: 4), ajudando a criar um ambiente agradável, seguro e enriquecedor.
Assim, em grupo decidimos que a Segunda-feira era o dia de escrevermos a noticia de fim de semana. Além da imagem alusiva associamos uma cor (em relação às cores decidimos manter as do ano anterior) o VERMELHO. 


A terça-feira é o dia que a professora Sandra está connosco...é o dia da Expressão Musical diferente, e é o dia AZUL.

A quarta-feira é o dia em que fazemos pinturas diferentes, haverá sempre a introdução de uma nova técnica, e é o dia VERDE.

A quinta-feira é o dia da Expressão Motora, e é o dia COR DE ROSA.


A sexta-feira é o dia da avaliação semanal, o dia em que se selecionam os trabalhos que vão para o portefólio ou não, e é o dia AMARELO.


O Martim e a Joana deram uma ajuda na feitura do cartaz da Agenda Semanal...



Que ficou assim!


Em suma, a Agenda Semanal fornece-nos  uma visão geral das rotinas e das atividades a realizar durante a semana e ajuda e na construção do Mapa de Presenças.


Também aqui decidimos manter o Mapa de Presenças que tínhamos no ano anterior. Uma tabela de dupla entrada em que constam os dias da semana , com as imagens e dias correspondentes, bem como os nomes de todas as crianças. Diariamente, estas marcam a sua presença no mapa, fazendo corresponder o seu nome com o referido dia. Normalmente, este registo da auto-avaliação da assiduidade sucede no primeiro momento do dia, ou seja, assim que chegam à sala. Padrinhos/madrinhas e afilhados/as, registam a presença, com um pequeno quadrado da cor do dia e com a inicial (P) de PRESENÇA.









A hetero-avaliação da assiduidade , acontece no final do dia, aquando da avaliação diária ou balanço do dia, em que o  responsável por esta tarefa marca as faltas com um pequeno quadrado com a inicial (F) de falta,que permite aos alunos e aos professores a tomada de consciência da assiduidade de todas e de cada uma das crianças


E como nos mostra Formosinho, (1998, p.148) estes mapas “funcionam sistematicamente como plataformas de balanço e de estudo para o desenvolvimento lógico-matemático, linguístico e social dos grupos de atores dos factos registados”, ou seja, das crianças.
 Assim, ainda seguindo a linha de pensamento do mesmo autor, as descobertas dos “ritmos de presenças alternando com as ausências, sempre significativas para cada criança, ajudam a construir a consciência do tempo a partir das vivências e dos ritmos”. O par responsável da semana, contabiliza com o grupo, o número de crianças presentes e as que faltam e regista.


 Para além desta capacidade, este instrumento oferece outras oportunidades de leitura como coordenar um grande número de relações espaciais, temporais e simbólicas e proporcionar atividades diversificadas, como por exemplo a lógica proporcional, leitura e comparação de gráficos. 
O Quadro "Polivalente" que optamos por usar nesta sala funciona como "Calendário" que é um  instrumento que  ajuda as crianças a construir relações temporais e espaciais. Neste instrumento estão identificados os dias da semana, os meses e o ano. E, é o par responsável semanal pelo calendário que o atualiza diariamente, com informações e acontecimentos pertinentes para o grupo. Esta tarefa permite que as crianças relacionem o dia do mês, com o dia da semana e com o ano, adquirindo a consciência de que há elementos que mudam todos os dias enquanto outros se mantêm mais tempo. 
Por outro lado, este quadro tem nele contido também o mapa do tempo, a estação do ano e ainda imagens correspondentes a algumas atividades que fizeram durante o dia. 


Em suma, o manuseamento dos mapas, como instrumentos de trabalho, leva as crianças a construir aprendizagens. É um fazer pedagógico que permite as relações, o sentido de pertença, a participação, o aprender e o criar!

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.