Triquicibernautas

30/01/2012

A história que os Triquiteiros têm andado a trabalhar chama-se "Menina bonita de laço de fita" e fica aqui, para que em casa possam ouvi-la com os pais.

O grupo de trabalho dos "Animais de África", já começou a fazer as 1ªas comunicações. Através do questionamento e da escolha dos animais a pesquisar, este grupo de crianças procurou encontrar a resposta aos seus problemas problemas e desta forma enriqueceram e adquiriram novos conhecimentos
Depois de organizarem toda a documentação, partilharam com os colegas o trabalho realizado .


Explicaram que os elefantes são os maiores animais da terra. Que se alimentam de vegetais, e com a tromba cortam as ervas e as folhas das árvores para comerem. Que não podem viver sem água, senão morrem. Tomam banho de lama, para tirarem o suor. As crias, logo que nascem, começam logo a andar.



"Os elefantes, possuem dentes de marfim, que são muito valiosos. Os homens que fazem os safaris, marcam primeiro os elefantes com um número e depois caçam-nos e matam-os. Tiram os dentes de marfim, e vão vendê-los para o mercado, para ficarem ricos. São maus e deviam ir para a cadeia." - Bernardo e Leonor

 Os Triquiteiros, ficaram muito contentes com a explicação. Entretanto, o Leo e a Raquel transmitiram o que pesquisaram sobre um animal, com um nome muito engraçado. O SURICATA.




O Suricata vive nas  pradarias e desertos de África. Um dos países onde vive é em Angola. Pesa 1Kg e mede meio metro. Verificaram através da régua o tamanho deste.


O Bernardo informou que o Suricata come insetos como por exemplo, os escaravelhos e ovos dos insetos.

A Maria Leonor, também come borboletas e os ovos destas.


O trabalho foi colocado no placard, e posteriormente irá para um livro na biblioteca.



Este grupo, irá continuar a pesquisar sobre outros animais.

25/01/2012

Para situarem o objeto de pesquisa, os Triquiteiros procuraram no atlas e no globo a localização de África... Mas que curiosos estão!






E, depois das várias pesquisas efetuadas, e de toda a informação que já possuem sobre os africanos, passaram para o papel as suas visões sobre estes:

Em pintura.

Em plasticina (3D)





















Terminada a documentação da informação, os Triquiteiros que estiveram com a pesquisa sobre os habitantes de África comunicaram  os resultados do seu trabalho para dar sentido às aprendizagens, partilhando as suas produções ao grupo  e com o grupo,transmitindo os conhecimentos e saberes que adquiriram.



A Inês explicou que África é um continente com muitos países.



Mostraram as imagens que selecionaram sobre os habitantes africanos. Como se vestem, onde vivem...



O Bernardo transmitiu os conhecimentos adquiridos sobre a seca em África e o porquê de haver países deste continente em extinção: "maldade dos homens, que não sabem fazer a separação do lixo, poluem os rios e os mares... deviam ser presos" - Pois é Bernardo!!!

O Hugo partilhou o que tinha pesquisado - "que alguns campos estão secos e não dão para cultivar legumes, frutas, milho e trigo."



 O Rui mostrou imagens de algumas habitações africanas: tendas e palhotas.


 E novamente a Inês falou sobre a montanha mais alta de África - o Kilimanjaro.



As comunicações desempenham um papel muito importante no desenvolvimento da criança, quer a nível metalinguístico e metacognitivo, quer a nível social.

Para já toda esta informação está nos palcards da sala, posteriormente será feito um livro, como resultado final deste produto que irá para a área da Biblioteca.















QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.