Triquicibernautas

17/11/2012

A canção de S. Martinho "Uma, duas, três castanhas", levou-nos a trabalhar a questão da associação da quantidade ao número, já que há crianças que já vêm do ano transacto e têm ainda algumas dúvidas.Para aprofundar esta questão a professora introduziu uma lengalenga nova de João Manuel Ribeiro que captou o interesse dos Triquiteiros e os motivou para esta aprendizagem, a saber:
.
 "Um, catrapum.
   Dois catrapois
 Três catrapês
       Quatro catrapato
        Cinco catrapinco
    Seis catrapéis 
     Sete catrapete
      Oito catrapoito
        Nove catrapove 
       Dez catrapés!"


Toda esta questão do sentido do número e  associação do número á quantidade, fez com que introduzi-se novamente este ano o Cuisenaire na sala.Este material tem o seu nome devido ao seu criador: Georges Cuisenaire, (1981-1980). Cuisenaire era professor de matemática na Bélgica, e um dia ao ver um aluno desesperado numa aula (com alguns conceitos matemáticos) decidiu criar um material que ajudasse no ensino dos conceitos básicos de Matemática de uma forma lúdica. Então cortou algumas réguas de madeira em 10 tamanhos diferentes e pintou cada peça de uma cor.





E através do Cuisinaire entraram na 1ª fase chamada de "Fase de pesquisa empirica", que consiste essencialmente na manipulação e no conhecimento do material. Com esta actividade estão a fazer construções espaciais bidimensionais, que os conduzem a descobrir a relação existente entre as barras e as cores (que barras com a mesma medida de comprimento têm a mesma cor, que barras com medidas de comprimento diferentes têm cor diferente e que justapondo várias barras a soma das medidas de comprimento é igual às de outras barras dadas), ou seja, estão a construir relações matemáticas, pois o 1º contacto com este material, vai esbelecendo informalmente essas relações











E que bem que foram fazendo estas produções!


Por outro lado, e porque os Triquiteiros do ano passado já conheciam o material (tiveram apenas que relembrar), decidi também introduzir um jogo novo de nome "1-10Mats" e que se joga com as barras de cuisinaire, da seguinte forma:

Objectivo do jogo: ser o primeiro a colocar todas as suas barras.
Instruções para jogar: Para 2 jogadores: Depois de preparar o tabuleiro, repartem-se vinte barras, uma de cada tamanho, a cada jogador. O jogo começa pelo jogador mais novo, que põe uma barra na casa de saída. Depois, seguindo uma ordem, os demais jogadores vão colocando, uma por uma, as barras restantes, sempre seguindo o percurso, até chegar ao centro. Existem vários caminhos para chegar ao final: a a colocação das barras determinará o percurso que as formigas devem seguir. Quando um jogador não pode colocar nenhuma barra no tabuleiro, passa a vez para o seguinte. O jogo termina quando um dos jogadores consegue colocar todas as suas barras no tabuleiro ou consegue chegar ao centro com a barra exacta. Ganhará o primeiro que colocar todas as suas barras ou aquela cuja soma dos valores das barras for menor. 
Para saber isso, cada jogador soma o valor das barras que lhe sobraram (ver tabela). Também é possível saber quem é o ganhador de uma forma muito mais simples: cada jogador põe em linha recta, uma após a outra, todas as barras que não conseguiu colocar no tabuleiro. O jogador que tiver a fila de barras mais curta será o ganhador. 







Para primeira vez...até que se saíram bem!

Algumas crianças, já passaram inclusivé para uma nova fase que contém atividades introdutórias às operações aritméticas da adição e subtração como por ex:

ou 

4= 3+1

Ou então fazer descobertas fantásticas como esta da Margarida Andrade de que a barra castanha (equivalente a duas unidades) colocada de acordo com a imagem abaixo formava a letra T.


E, ainda a descoberta da Lara Maria de que a Letra I poderia ser formada pela barra castanha, tendo a branca por cima.

Descobertas simplesmente fantásticas que só prova a evolução que os Triquiteiros têm vindo a fazer! Não acham?

Para terminar este post sobre o conceito do número deixo também uma canção que eles têm cantado na sala e que estão a adorar.


Esta é mais uma partilha da Professora Alda dos Açores, aqui no http://orestosaocantigas.blogspot.pt/

Refrão:
Dum bi dari dum , Dum bi dari dum, Dum bi dari dum...




Eu sou o 1 e gosto de atum

Eu sou o 2, fui passear com bois

Eu sou o 3 e não falo chinês

Eu sou o 4 e vi um macaco
Eu sou o 5 e agora já não brinco
Eu sou o 6 e gosto de reis

Eu sou o 7 e gosto de omelete
Eu sou o 8 e gosto de biscoito
Eu sou o 9 e agora já não chove

Eu sou o 10, vamos bater os pés
Eu sou o 11 e ouvi um sino de bronze
Eu sou o 12, não gosto que a mosca pouse.


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