Triquicibernautas

21/10/2012

O quadro das tarefas é um instrumento de gestão do quotidiano do Jardim de Infância, que tem uma intenção educativa adequado ao grupo, como estratégia para desenvolver a interajuda/cooperação; a responsabilidade e a partilha de tarefas necessárias à dinâmica da sala. É assim, uma expressão de construção de conhecimento social e de iniciação à democracia.
Decidimos em grande grupo manter o quadro que já vinha do ano anterior, (até porque 13 crianças transitam do ano transacto), mas que era necessário dar-lhe uma roupagem nova para que os Triquiteiros mais recentes o pudessem entender melhor. Assim, em reunião de pequeno grupo (só os o do ano anterior - faltava apenas a Margarida), analisaram o quadro do ano passado, e concluíram:


Que, se em vez das imagens (que o ano passado tinham encontrado na net) que correspondiam às tarefas a realizar, colocassem fotografias deles em ação dessas mesmas tarefas na sala, seria mais fácil para os amigos mais novos entenderem o mapa. E, foi o que se fez. Depois das fotos tiradas escolheram as que iriam figurar no quadro das tarefas, como por exemplo esta:


                                        
                                   Responsável, por marcar as faltas, verificar as     

                                             presenças;pelo quadro do tempo; dos dias do mês, etc.
                                                                                                                                                       
Assim, como crianças ativas e participativas, ajudaram-se mutuamente na construção deste instrumento de gestão partilhada.






Mais tarde, quando este estava pronto, comunicaram ao grande grupo, o que tinham e como o tinham feito, e para que servia (isto para os novos, que ainda não o conheciam).


A criação do quadro das tarefas levou a que fosse necessário a chegada à sala dos "padrinhos/madrinhas e afilhados(as)", para que a distribuição de responsabilidade nas tarefas fosse feita a pares. Ambos são responsáveis pelo outro, mas mais o mais velho pelo mais mais novo. São responsáveis num sentido de responsabilidade efectiva , ajudando-se mutuamente na respectiva tarefa. É mais uma aquisição de norma democrática, já que houve uma negociação cooperada/conjunta, pois o padrinho ou madrinha ao escolher o afilhado(a), precisou que o mais novo desse o seu aval. 
E cá estão: (só falta a foto da Lara Filipe/Ana Margarida - temos de fazer outra...coisas que acontecem.)












A Lara Maria é madrinha de dois Triquiteiros (a Joana e o Afonso)...e que bem que ela sabe ser responsável

E cá está a foto que faltava... A Lara Filipe com a afilhada Ana Margarida!


Desta forma, nesta semana que passou já foi possível distribuir as tarefas pelos respetivos responsáveis e o quadro das tarefas ficou assim.


Todas as semanas, à segunda-feira, mudam-se rotativamente os responsáveis por cada tarefa, num processo democrático de partilha, numa verdadeira aprendizagem cooperada.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.