Triquicibernautas

25/04/2012

O grupo que está a trabalhar o projeto "Mozart e Vivaldi", tinha colocado no "Como vamos fazer"  - "Convidar um professor de música para nos falar destes compositores". Foi o que aconteceu. A professora convidou o professor João Carlos Fernandes (é familiar da professora), e ele aceitou com muito agrado, tendo combinado para o dia de hoje.
E logo pela manhã (para começar bem o dia) o professor chegou.


Os Triquiteiros ouviram atenciosamente e com agrado as explicações do professor... e colocaram questões, como por ex: "porque é que o pau do violino é tão grande?"- "Para poder tocar as notas musicais todas ao mesmo tempo"



O professor João veio munido de três flautas de bisel que tocou para que pudessem verificar os diferentes sons.




Também tocou flauta transversal!!! E sabem o que tocou? Um trecho da Primavera de Vivaldi. Os Triquiteiros trautearam a música...


 Vejam só como estavam entusiasmados!!!


E agora uma música de Mozart  (sinfonia nº 40) adaptada para as crianças, com a viola.


Tão gira!!! E é assim... " Para dançares comigo, tens de me dar a mão... o braço... o ombro... o queixo... a orelha... as costas...o joelho... o pé. ( Lai, lai, lai,...)



 E se dançassem  a música ao mesmo tempo que era cantada? O professor motivou mesmo os Triquiteiros...

Então, foi assim... Cantou-se cada estrofe, dançando individualmente no lugar. Durante o refrão, dançou-se com um par, no espaço, fazendo o movimento correspondente à estrofe anterior: dando a mão, os braços, os ombros, o queixo, a orelha, as costas, os joelhos, os pés.



Para terminar, ainda houve mais música... para o dia do livro... " um livro é bom amigo, tem coisa p`ra me ensinar, gosto tanto de histórias, e muitas já sei contar."




 Para as quatro estações: " Amigas do sol, são as 4 estações, todas elas trazem muitas emoções... Primavera, Verão, Outono e Inverno."


E para os instrumentos musicais... "Tenho um violino que faz assim...assim..."




"Tenho um tambor que faz assim... assim..."



"E tenho uma flauta que faz assim...assim..."


Foi muito, muito bom!!! Obrigada professor João, e já sabes: "Volta quando quiseres. És bem vindo..." (palavras dos Triquiteiros)

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.