Triquicibernautas

19/02/2012

O tema do agrupamento para o desfile de Carnaval era a Sustentabilidade. E o que é isso? Segundo a Wikipédia " Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que é a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Economicas e Ambientais.
• Questão Social: Sem considerar a questão social, não há sustentabilidade. Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. O homem é a parte mais importante do meio ambiente.
• Questão Energética: Sem considerar a questão energética, não há sustentabilidade. Sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.
• Questão Ambiental: Sem considerar a questão ambiental, não há sustentabilidade. Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável."
E nesta atividade de Carnaval, foi através das questões social e ambiental que os Triquiteiros , deram voz (e continuidade) ao projeto que têm vivenciado na sala "África". É que ao longo dos tempos os homens não foram ecologicamente corretos, e por isso se faz sentir tanto a seca e a fome em África, tornando-se este um continente em extinção. (palavras dos Triquiteiros).


As roupas, foram confecionadas em plástico reciclado, pelos pais dos Triquiteiros. A escolha da roupa, foi feita em grande grupo na sala e por votação. Os rapazes (por maioria), elegeram a veste dos Beduínos do deserto africano, e as meninas decidiram-se pelas vestes das "pretinhas". Muito obrigada a todos os pais, pela colaboração prestada. Mais uma vez mostraram, como a boa relação escola-família pode ser feita.


Digam lá se os Triquiteiros não pareciam mesmo uns Africanos?








Mas no desfile de Carnaval, não participaram só os Triquiteiros. Desde o pré-escolar ao 3º ciclo, todos fizeram desta sexta-feira de carnaval, um festa, como poderemos ver abaixo. 



Parabéns a toda a comunidade educativa.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.