Triquicibernautas

10/11/2011

A história da "Maria Castanha" levantou várias questões aos Triquiteiros. Uma delas era: Se a Maria é CASTANHA, tem cabelo frisado, de onde vem ela? 
A resposta não se fez esperar. Um dos triquiteiros respondeu: de África.
Mas onde fica África? E é um País? Além de pessoas de outras cores o que é que existe lá? Todas estas perguntas ficaram "no ar" mas com a certeza de que algumas crianças estavam interessadas em agarrar as questões que eram delas para as transformar num projeto.
Logo no dia seguinte e por iniciativa dos próprios, o Bernardo e a Leonor trouxeram informação sobre África que tinha pesquisado em casa com os pais e comunicaram ao grupo.







Surge o primeiro projeto deste ano letivo e é necessária a implementação da Lista de Projetos, que prossupõem um compromisso, que possibilita fazer um planeamento, regular o trabalho de grupo, (que entretanto tinha sido constituído pelas crianças interessadas) etc.


 O Grupo de trabalho parte depois para uma nova etapa: a construção do processo de realização do projeto.






1º O que sabemos.


2º O que queremos saber:


3º: Como vamos fazer:


Posteriormente virá o "Como Fizemos" e "O que ficamos a saber". Agora é tempo de se formarem equipas de trabalho e deitar mãos à obra. Até porque a aprendizagem é um trabalho de co-construção. Fazer com que as crianças tornem os conhecimentos como seus,  apropriando-se deles é muito importante.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.