Triquicibernautas

12/10/2011


O espaço educativo dos Triquiteiros está organizado em função dos "conceitos ensino-aprendizagem que defende os instrumentos que os operacionalizam” (Marcelino P., 2002: 44), ou seja, demos  extrema importância à organização, gestão e avaliação cooperada do espaço sala, de modo a permitir a realização de actividades diversificadas em diferentes modalidades de trabalho. No fundo, “O ambiente geral da sala deve resultar agradável e altamente estimulante” (Formosinho, 1998: 148), acolhedor e estruturante. E como a “sala […] é vista como a estrutura básica que fornece as oportunidades para os alunos aprenderem” Niza, 1999: 8) de modo a facilitar a diferenciação do trabalho,  este ambiente é propício às aprendizagens que promovem a cooperação e a autonomia, cujas interacções entre todos os elementos do grupo são vividas na sua plenitude. 
Como podem verificar o espaço está está bem definido e apetrechado com uma diversidade de materiais, acessível ao grupo, para que possam estar a trabalhar autonomamente nas áreas, em pares ou em pequeno grupo, e desta forma, poderemos afirmar que o espaço educativo é fundamental no processo ensino-aprendizagem, uma vez que é nele que a criança interage no dia-a-dia, influenciando o comportamento do grupo e condicionando a sua acção, positiva e negativamente.

Área do Faz de Conta




Área da Iniciação à Leitura e à Escrita




Área das Ciências



 Área das Construções


Área da Matemática e dos Jogos Calmos


Área das TIC


Ao "redor da mesa grande"




0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.