Triquicibernautas

28/10/2011

Na quarta-feira de manhã, foi tempo da Professora Margarida, Professora Elsa e Professor Carlos Alberto, trazerem a história da "Galinha Ruiva" em forma de poema:

"GalinhaOlá! Meninos
 Eu sou a galinha ruiva,
Gosto muito de brincar
Mas, também ponho ovinhos
 Para comeres ao jantar.


Galinha - Vivo numa quinta
 Comigo vivem mais três
O porco, o cão e o gato maltês,

Olá, Olé,
 Somos todos muito amigos
Olá, Olé,
Pois assim mesmo é que é.

 Galinha - Olhem, olhem amiguinhos
                  Venham ver o que eu achei
                 Uns grãos de milho tão lindos
                 Como eu nunca imaginei.


Gato - Isso não serve para nada,
            Atira com eles ao chão,
           Vem connosco passear
           E cantar uma canção.

Galinha - E agora o que é que eu faço? (Pensando ……posso levar ao moinho para o transformar em farinha, fazer pão ou bolo… já sei vou fazer um bolo, para mim e para os meus amigos.)
                 Ah! Vocês querem me ajudar,
                 A um bolo preparar?

Porco - ROM, ROM, não quero não
Cão - Aõ, Aõ, Aõ nem eu tão pouco
Gato - Miau, Miau, Miau, só se estivesse louco,

Galinha - Então, não preciso de vós,
                  Façam lá o que quiserem,
                  Faço o bolo sozinha,
                  Já que vocês não o querem,

Porco - Está cada vez pior,
            A nossa amiga galinha
            Pensar seja o que for,
           Que eu possa fazer na cozinha

Galinha - Amigos meus amiguinhos
                 Meu bolinho está a cozer
                 E cheira que é um regalo
                 Quem mo quer ajudar a comer?

            Porco - Ron, Ron! Ajudo eu, ajudo eu.
            Cão - Aõ, Aõ, Aõ! Eu também quero
            Gato - Miau já me está a cheirar bem!                    

Galinha - Ah meus ricos amiguinhos
                 Não me quiseram ajudar,
                 Fui só eu que trabalhei,
                 Então só eu o comerei,

           AQUI FICA UMA LIÇÃO,
           AOS QUE ME ESTÃO A ESCUTAR,
           PARA COMER O QUE É BOM,
           É PRECISO TRABALHAR"


E foi contada através de fantoches:










No final cantaram a canção da Galinha Ruiva adaptada da "Galinha Pintada"



"Sou uma galinha ruiva
Gosto muito de cantar
Sou bonita e engraçada
Passo o dia a trabalhar…

Dlim dlim dlim dlão
Apanhei o milho
Fiz um bolo saboroso,
Só o comeu,
Quem não foi preguiçoso.

Sozinha fiz um bolo
Sem ninguém pra me ajudar
Tenho amigos preguiçosos
Não gostam de trabalhar…


Dlim dlim dlim dlão
Apanhei o milho
Fiz um bolo saboroso,
Só o comeu
Quem não foi preguiçoso.

Já me davam pelo bolo
Muito mimo e muito colo
Com isso não me contento
Chot, malandros lá pra dentro

Dlim dlim dlim dlão
Apanhei o milho
Fiz um bolo saboroso,
Só o comeu,
Quem não foi preguiçoso.

Já me davam p´la fatia
Muita treta e simpatia
Com isso não me contento
Chot, malandros lá pra dentro.

Dlim dlim dlim dlão
Apanhei o milho
Fiz um bolo saboroso,
Só o comeu,
Quem não foi preguiçoso.

Aqui fica esta lição
Aos que me estão a escutar
Para comer o que é bom,
É preciso trabalhar."



Muito obrigada à equipa por terem proporcionado mais um momento de "Pura fantasia"

Posteriormente a história foi trabalhada na sala. Fica aqui o registo...



E a construção da noticia relativa a esta atividade.



0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.