Triquicibernautas

21/05/2011

Mais um projecto está a nascer na Turma A  e está integrado naquilo que poderemos chamar de  “Ensino Experimental das Ciências”,  Como incentivo para o “despertar” da curiosidade cientifica nas crianças, adaptei uma historia tradicional, (A Caracolinhos de Ouro) através de um Power-Point, e com o tema - factores que influenciam o tempo de dissolução de um material.
na qual abordei a influencia que a temperatura tem na dissolução do açúcar, tendo deixado no “ar” espaço para a discussão entre o grupo.

Primeiro fizeram o registo da história
.

 Na história a "Caracolinhos" fazia uma experiência. Deitava açúcar num copo de água fria e num copode água quente. O que é que terá acontecido?  No inicio da actividade os Triquiteiros apresentaram as pistas que os levou à questão - problema “Será que a temperatura da agua influencia o tempo de dissolução do açúcar?”.  



Então resolveram fazer como a "Caracolinhos" e fizeram também a experiência. Colocaram um copo de água fria devidamente identificado.

E um copo de água quente.
Acrescentaram uma colher bem cheia de açúcar em cada copo...

Mexeram bem, e aguardaram algum tempo...

Ao longo da actividade  foram orientados e incentivados de forma a compreenderem o que é um trabalho cientifico com controlo de variáveis (apesar de serem crianças muito pequenas) íam dizendo que  no copo da água fria  o açúcar "ainda lá estava".

E no copo da água quente  o açúcar " tinha desaparecido"
 Na generalidade,  compreenderam que quando o açúcar desaparece há dissolução e que depende de vários factores ( da temperatura, da forma como se agita o açúcar na água), e no final depois da conversa em grande grupo....


Cada um foi fazer o seu registo e a respectiva conclusão.



No dia seguinte a Beatriz Sousa e a Gabriela, trouxeram material de pesquisa que fizram em casa sobre o assunto.


Com esta actividade o grupo aprofundou a reflexão, descodificação do significado das palavras, as normas de higiene a ter em conta numa actividade experimental, bem como algumas concepções como: A substância misturada desaparece; a substância misturada desaparece, deixando apenas o sabor; A substância misturada misturada desparece, mas muda de estado ( o açúcar fica líquidi).  No final da actividade como habitualmente  fizeram um auto-avaliação dos conhecimentos adquiridos, e   “ficou no ar” novas situações de experiências com a "Caracolinhos".


0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.