Triquicibernautas

02/04/2011

O  dia 1 de Abril amanheceu lindo. Sol, calor...  e Triquiteiros entusiamados com a visita que iriam realizar. Como diziam algumas mães assim que deixavam os filhos: - eles nem dormiram! É natural. Íam visitar algo que tinha a vêr com um dos projectos trabalhados na sala . Quando se criam situações  ricas de soluções de problemas nas quais as crianças aprendem activamente, observando, explorando, experimentando, estamos a privilegiar a auto-aprendizagem. Só poderíamos ter crianças curiosas e ávidas de aquisição de novo conhecimento. 
Partiram muito bem dispostos...  

Quando chegaram, lancharam e descontrairam.
E aguardaram ansiosamente pela hora da sessão.
Já dentro da "nave" que os levaria a acompanhar a viagem do "Vítor vai á lua" (e enquanto nos deixaram tirar fotos...)
Esta sessão é uma sessão infantil (crianças do pré-escolar) através de uma história, que segue um fio condutor que se baseia na curiosidade de um menino de 6 anos que ao ver um filme sobre a ida do Homem à lua decide descobrir mais acerca disto e embarca numa viagem única à lua. Através do Vítor e da sua amiga tartaruga Clarisse, os Triquiteiros relembraram ideias e conceitos básicos que tinham trabalhado no Projecto Galileu: Porque será a lua redonda?;Será que alguém ou alguma coisa vive na lua?;  Com se pode viajar até à lua? Que material é necessário para se explorar na lua?; O que foram fazer os astronautas à lua?: O que se encontra na lua?; Que diferenças entre terra e lua? Como é a terra vista do espaço? Como são as estrelas? - Céu nocturno (entre outros).
Os triquiteiros foram interajindo com o contador desta história e respondiam frequentemente às questões levantadas por ele (sinal de que tinha adquirido conhecimento anteriormente).
À saída estavam satisfeitos com o que tinham visualizado.

E até deixaram que os Triquiteiros mais pequenotes se sentassem na pequena nave do panetário.
Por último todos foram astronautas por um pequeno período de tempo...

Quando voltaram ao Jardim fizeram o registo da visita.

2 comentários:

Anónimo disse...

É imaginável o trabalho que tem tido, mas mantem-se na mesma incansável com os seus triquiteiros, bem haja.
Parabéns pela visita, estava espectante pela reacção da Gabriela e de todos os astronautas "medronhos".
Acho que depois desta visita, só mesmo terminar o ano a visita à Caldeira Velha e os pais a comerem o cozido nas Furnas!!
Beijinhos e continuem a portarem-se BEMM.

*Iola Marina* disse...

Bom dia meninas e meninos Triquiteiros!
Vejo pelas imagens que a visita à Lua correu muito bem! O Gonçalo gostou muito do que viu e ouviu, até me contou a história do Vitor e da Tartaruga... E já sabe dizer o nome de alguns planetas! Parabéns à professora pela iniciativa!! Beijinhos para todos!

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.