Triquicibernautas

05/02/2011

Passado mais de um mês da auto-avaliação realizada, era necessário reformular este instrumento de avaliação e reflectir sobre o mesmo. O grupo dos 5/6 anos reuniu e "meteu mãos à obra". Dialogou-se sobre o trabalho a desenvolver para o portfólio individual, bem como sobre as grelhas (fichas) de auto-avaliação.
O grupo considerou que deveria ser feita uma alteração à grelha em relação à simbologia dos níveis de aquisição, da qual resultaram 3 propostas: Manter a mesma simbologia; Acompanhar a simbologia anterior com as cores correspondentes; Substituir a simbologia anterior pelas cores: verde; amarelo e vermelho. Procedeu-se a uma votação em grupo,  e em função dos resultados obtidos ficou acordado que a opinião da maioria prevalecia (hipótese 3 atrás mencionada).

De seguida, questionados em relação à alteração ou não dos itens correspondentes às competências e respectivas imagens, o grupo foi de opinião que se deveria acrescentar outras competências que achavam já ter trabalhado durante este mês.
No final da reunião em grupo, foi construído um gráfico (pelos Triquiteiros), para registo e análise dos resultados obtidos na votação e respectiva conclusão.
 Posteriormente fui com duas crianças para o computador fazer as respectivas alterações à grelha.
 E, agora andam às voltas com nova auto-avaliação. Estamos perante uma aprendizagem cooperada em que as crianças aprendem e se desenvolvem, em conjunto com os seus pares. Com estes instrumentos de avaliação espero estar a contribuir para  que sejam cada vez mais elementos activos e competentes para escolher o caminho por onde vão começar a adquirir todas as competências definidas nas OCEPE.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.