Triquicibernautas

31/10/2010

O Mapa de Actividades é feito" numa tabela de duas entradas, onde na coluna da esquerda se alinham verticalmente os nomes dos alunos e na linha horizontal superior se ordenam as actividades directamente propiciadas pelos instrumentos e materiais que integram as áreas educativas (leitura, escrita, ciências etc...)" (In,Modelos Curriculares para a educação de Infãncia, pg.133).


Começamos por escrever o nosso nome e analisar o mapa que será Semanal/Mensal.


E como é que isto funciona?

Sempre que vamos para uma área abrimos um círculo com a côr do dia e quando saímos fechamos esse círculo.
Vejam como já conseguimos fazer...







E em que é que isto vai ajudar o grupo/criança.
Vai responsabilizar a criança a cumprir aquilo que planeou no inicio do dia, a registar as suas áreas escolhidas, a ler uma tabela de duas entradas, a identificar o seu nome e identificar e associar as áreas que planeia e no final da semana/ mês  a tomar consciência através da observação e análise dos círculos nas diferentes áreas, quais as áreas que mais ou menos trabalhou e assim perceber que aquelas que têm menos círculos terão que ser mais trabalhadas na semana/mês seguinte.
Isto vai fazer com que a criança participe no seu processo de desenvolvimento, porque (ex: tenho que trabalhar mais na área das ciências, porque esta semana/mês só fui 3 vezes).

Uma nova área surgiu na sala - a Área das Ciências. Ela surge da necessidade de haver "Um espaço formal onde a criança pode interagir com situações e vivências do seu quotidiano, facilitadoras de aprendizagens no dominio das ciências" - (In, Brochura Despertar para a Ciência,pg7).

Podemos observar agora as crianças a interagir e a descobrir o novo material.




Aquando da conversa em Conselho de Grupo sobre a necessidade desta nova área, foram as crianças que escolheram o espaço onde ela iria ficar, que materiais gostariam de ter etc...
Pediram para ter um aquário com peixes, e a Gabriela disponibilizou-se para trazer um de casa. Cá está:

Aquário com três peixes
Agora era necessário tratar do aquário e dar de comer aos peixes. Esta semana  foi a Gabriela que tratou disto (já que foi ela que fez a oferta). A partir da próxima semana será uma tarefa do responsável.


Conversamos sobre quem daria de comer aos peixes aos fins de semana. Decidiram pedir à D. Tina (que vive ao lado da escola) o favor de levar o aquário para casa ao fim de semana e tratar dos peixinhos.

A responsável da semana - Leonor e a Gabriela a fazerem o pedido à D. Tina.

A D. Tina aceitou e o problema ficou resolvido. Agora vamos lá ver se os nossos peixes se dão bem na casa dela. Muito obrigada D. Tina.
No dia anterior tinhamos recebido o convite, mas não sabiamos que tipo de teatro os meninos da Turma B iam fazer para os amiguinhos das outras salas. A expectativa era muita, e quando chegou a hora lá foram "os triquiteiros" muito entusiasmados. Que será? Que será?

Deparamo-nos com os protagonistas a arranjarem-se.


 
                                         E agora silêncio que o espectáculo vai começar...


    
                    Teatro de Sombras (que giro...)



Os actores a mostrarem a sua personagem.

Depois os outros meninos foram convidados a "mexerem" nas sombras e fazer teatro. Será que conseguiram?


Que lindo... Também estamos a fazer teatro de sombras.

E como nos portamos bem... A turma B ainda tinha outra surpresa...

 Guloseimas...Ummmmmmmmmm!
Porque será que a Turma B fez este teatro para os amiguinhos das outras salas?
Ora vamos lá reunir e conversar.
Os "triquiteiros" sabiam a resposta - Porque o dia das bruxas estava a aproximar-se, e como eles estão a trabalhar as "tradições" na sala, decidiram fazer-nos o Teatro da Bruxinha Carlota, que era uma bruxa muito corajosa. Perceberam bem a história, fizeram na sala o reconto da mesma e de seguida o respectivo registo.



Gonçalo - 4 anos /1º ano na sala

Hugo - 3 anos /1º ano na sala

Bernardo - 4 anos /1º ano na sala

Leonor - 4 anos/2º ano na sala

Beatriz - 5 anos / 1º ano na sala

David - 6 anos /4º ano na sala )Síndrome de Aspergem

Luís Miguel - 5 anos /3º ano na sala


28/10/2010

Hoje a Matilde da Turma B veio à nossa sala entregar um convite. Fê-lo à responsável desta semana que é a Leonor.


O Convite diz o seguinte:


A professora leu o convite ao grupo e ...
SURPRESA! QUE SERÁ?

Depois contamos...
Há alguns dias o Hugo trouxe para a sala um cesto com ouriços e castanhas.



Isto levou-nos a questionar de onde vinham as castanhas?
Dos Ouriços? E os Ouriços vinham de onde?
Do "ouriçeiro" - Disse o J.
Não de outra árvore - mas não é ouriçeiro... - Disse a A.
É do castanheiro - disseram outros.
Pois é a árvore que dá as castanhas, chama-se castanheiro. - Disse eu, e assim que pudermos vamos ao exterior observar os Castanheiros.
Agora era tempo de analisar os ouriços e as castanhas... Os "triquiteiros" vão entrar em acção...

Será que pica?
    



 
 




 



E chegamos à conclusão que a castanha é redondinha, lisa, que é no outono que se apanha, que nasce dentro de um ouriço, que tem picos a valer, que pica o dedo e faz doer, que tem casaco e camisa, e que para a comer é preciso tirar este casaco e esta camisa, (tal e qual o que diz a nossa canção). Ora vejam e ouçam...

25/10/2010






Hoje era dia da Biblioteca Escolar e estivemos a falar sobre o que é uma biblioteca: para que serve; o que é o livro...etc.
Como temos uma pequena biblioteca na sala e como as crianças levam livros para casa e trazem livros de casa para a escola, não foi dificil darem a sua opinião. Aliás nalguns casos foi surpreendente.








Começamos por fazer uma "Reunião de Conselho de Grupo" onde conversamos sobre este assunto, cada um na sua vez, de dedo no ar ...





Depois passamos para o papel as nossas ideias... Ora vejam...










Por fim ainda fizemos um poema. A professora deu o "Mote" - (A Biblioteca é um lugar e Mundo) e como os "triquiteiros" gostam muito de fazer rimas .... até pareceu fácil.



Agora a convite da Professora Maria José da Biblioteca do Agrupamento estes trabalhos vão ser expostos na Biblioteca Digital de Apoio ao Currículo.

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.