Triquicibernautas

28/12/2010

As semanas que antecederam o Natal foram de grande azáfama para os "Triquiteiros", no que concerne à construção do portfolio de cada um.
Como diz Grubb e Courtney o "Portfolio é considerado como uma estratégia  de avaliação alternativa ajustada a crianças do Jardim de Infância com a possibilidade de visualizar as múlpiplas fontes de evidência e documentar o processo de aprendizagem da criança." Assim, cada um escolheu os trabalhos que mais gostavam e aqueles em que as evidências demonstravam os esforços, progressos e realizações de cada um ao longo deste primeiro período. As evidências e informações, estão organizadas por áreas de conteúdo, datadas e colocadas por sequência temporal, de forma a que quer a criança, quer a Educadora ao revisitarem o portfolio possam em conjunto reflectir de forma sistemática e continua sobre os processos de ensino-aprendizagem e identificarem e planearem as etapas seguintes deste processo.




Ao construir o portfolio a criança toma conta das suas aprendizagens e encoraja e desenvolve a a auto-avaliação, através de comentários sobre as amostras de trabalho, registo de entrevistas (onde a educadora pode verificar se a criança está a ter participação na sua própria aprendizagem; se tem consciência do seu próprio trabalho; se os projectos que se estão a desenvolver são realmente do interesse deles e se participam activamente na construção dos mesmos...etc.).

Ao avaliarem as áreas planificadas por eles, além de tomarem consciência daquilo que têm que mudar, também dão  à Educadora o feedback de se estas áreas são verdadeiros centros de aprendizagem e se reflectem os conteúdos das orientações curriculares.

E ao avaliarem nas "grelhas de verificação", que são lidas pela educadora em voz alta (acompanhadas de imagens que eles conhecem) estão a ser encorajados na auto-reflexão na auto-análise,  e assim, a avaliação vai ao encontro dos beneficios de cada criança.
No dia da entrega de avaliação aos Encarregados de Educação, estes além de terem sido esclarecidos sobre toda esta prática de avaliação na turma A, levaram com eles para casa os portfolios com os trabalhos e as auto-avaliações. Espero, no inicio do 2º período o retorno dos mesmos, com os comentários das familias, para que possa haver uma verdadeira troca de saberes, ao promover a participação de cada familia nas estratégias da referida avaliação.

5 comentários:

Angela disse...

Bom Ano Novo!

Foi muito bom ver os trabalhos da Leonor em familia e verificar a sua evolução de aprendizagem e maturidade. Vê-se claramente que o portfolio para ela é muito importante e verificamos que ela tem perfeita noção do seu conhecimento e avaliação. Ficamos muito agradecidos pela oportunidade que nos deu de ver a evolução da nossa filha.

Angela disse...

Olá! Feliz Ano Novo!

Já tinha escrito um comentario, mas não sei porque não apareceu.

Foi muito bom ver em familia os trabalhos e a avaliação da Leonor. Há notoriamente uma evolução generalizada da nossa filha e penso que ela mesmo tem consciencia disso na sua auto-avaliação.

Podem contactar connosco para o que for necessário ou para o que possa contribuir para o desenvolvimento do Jardim ou das crianças.

(Desculpe, mas não sabia que era para fazer comentario no Portfolio, por isso estou a fazê-lo agora, despois de ter lido o blogue).

É muito bom te-las todos os dias na companhia dos nossos filhos!

BOM ANO!

Angela Costa

Romy disse...

Ficou combinado na reunião de pais, que se quizessem fazer comentários o poderiam e deveriam fazer.Isso deve ter acontecido antes da D. Ângela chegar.Fico então à espera do vosso comentário, porque os que já chegaram são deveras interessantes.
Bom Ano também para voçês e para todas as fanilias dos "Triquiteiros".

Anónimo disse...

Boa tarde
Gostaria de lhe dar os parabens pelo seu trabalho. Também gostaria de saber se é possivel partilhar como é que organiza o portfolio assim como a grelha de auto avaliação. Gostaria de colocar em prática no próximo ano letivo,mas ainda tenho muitas duvidas e receios.
Obrigada.
Vera

Romy disse...

Olá Vera. Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Não me importo nada de conversar consigo sobre portefólio e partilhar o que sei e tenho. Contacte-me para rosamaria.alves@sapo.pt
Fico a aguardar.

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.