Triquicibernautas

20/11/2010

Um dos projectos que temos na sala é "Melhor falar para melhor ler" que pretende principalmente promover o desenvolvimento linguistico e (meta)linguistico das crianças num contexto geral de comunicação.
Com a história da quinzena "A ovelhinha que veio para jantar", o grupo fez a leitura e exploração da mesma; o reconto (que ajuda as ideias numa sequência narrativa coerente):

Fizeram também a sequencialidade da história através de imagens que estavam baralhadas e tiveram que as cortar e colar no espaço certo:


Fizeram o Bilhte de Identidade da história:














Reflectiram sobre a língua quando segmentaram palavras ou na linguagem dos "triquiteiros" (ver quantos bocadinhos tem determinada palavra), ou quando tentaram descobrir palavras que acabam com o mesmo som de uma palavra da história. Nete caso foi a palavra "matreiro" que era uma palavra nova - vimos o significado dela - pois "o lobo era matreiro" e depois cada criança tentou encontar outra que terminasse da mesma forma:















Trabalharam a história também noutros dominios, como o da matemática:




E ainda na área da Formação Pessoal e Social, ao identificarem a familia que costuma jantar com cada um dos "triquiteiros" e ao elaborarem um "jantar saudável", o que obrigou a procurar, selecionar e cortar imagens correspondentes à sua ideia de "bom jantar".






Como podem verificar os "triquiteiros" têm trabalhado muito... Será que estão a ficar mais "crescidos"?

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.